Nilvan Ferreira
Julgamento concluído. Veneziano foi inocentado e permanece no cargo até 31 de dezembro de 2012. Alguns podem até dizer que o TRE não cassa ninguém do PMDB, etc, etc e tal. Mas, não não custa lembrar que dias atrás essa mesma corte “descassou” um prefeito do PSDB, no caso, Buba Germano, da cidade de Picuí, num processo considerado muito estranho.
Enquanto argumentos vão e argumentos vem, a verdade é que essa decisão já tem desdobramentos com forte influencia nos futuros embates na política do nosso estado. O fato é que, se cassado pelo TRE, Veneziano seria tolhido de qualquer disputa eleitoral nos próximos oito anos, pois estaria afectado pelos efeitos da Lei da Ficha Limpa. Campina Grande, como um forte celeiro de grandes lideranças estaduais, poderia não ter um dos seus filhos nas futuras disputas. Para Veneziano, a cassação seria um duro golpe em tudo que planejou e projetou ao longo dos últimos anos na sua vida pública.
Veneziano ganha fôlego, se credencia como um dos principais referenciais de oposição no estado, deve trabalhar para eleger o seu sucessor no próximo ano e se inserir nos debates permanentes que a Paraíba trava. Representa, hoje, um pesadelo a mais para os projetos do atual governador Ricardo Coutinho.
De forma inteligente, os aliados do “cabeludo” já devem estar pensando, inclusive, em como poderão aproveitar esse sentimento de atestado de inocência e usá-lo como oxigênio político a partir de agora. Afinal, Veneziano não pode mais ser classificado como um prefeito cassado, que governa pendurado através de uma liminar. Este capítulo passou.
Curtas e venenosas
…no processo de cassação do prefeito Veneziano, quem vai receber o título de Mãe Diná é o jornalista Cláudio Humberto. Disse que Veneziano seria cassado, apostou que dois dos juízes, aptos a votar na sessão de hoje, alegariam suspeição no caso, enfim, praticou o famoso chutômetro. Adivinhar não vale.
…Nas ruas e nas rodas políticas, também comenta-se que Veneziano seria julgado por um tribunal composto de 11 votos. Sete votos do próprio TRE. Os demais eram do Tribunal dos Jornalistas (01 do Sistema Correio, 01 da Arapuan e os outros da Rádio Educativa Miramar FM).
…Logo que foi concluída a sessão no TRE, que inocentou o prefeito de Campina Grande, um secretário de estado telefonou para o governador, afim de repassar o resultado e o balanço da sessão. Ricardo ouviu atentamente a “resenha”, silenciou e desligou.