Bruno Filho

Quem me conhece sabe que faz muito tempo que sou um crítico ferrenho deste treinador gaúcho, que segundo Tite ” fala muito ” o que é uma absoluta verdade. Como jogador foi um horroroso zagueiro que esteve por alguns anos jogando pelo Caxias do Rio Grande do Sul na decada de 70 e como treinador teve passagens históricas no pelo Grêmio e pelo Palmeiras e foi campeão com os dois.

Na Seleção Brasileira de 2002 formou a sua equipe, à sua maneira e não deu ouvidos para nada, levando quem queria, deixando Romário chorando no Brasil e conquistou o titulo, lembrando sempre de que maneira isso aconteceu…alguém esqueceu ?…vamos lá: primeiro jogo contra a Turquia, perdendo por 1 x 0, empatou com um penalti cuja infração aconteceu dois metros fora da área.

Na sequencia, Rivaldo simulou ter sido agredido na bandeirinha de escanteio e provocou a expulsão do turco. Aí ficou mais fácil virar e vencer. Segundo jogo contra a “poderosa” China, uma goleada. Na sequencia a “experientíssima” seleção da Costa Rica e outra goleada. Vieram então as oitavas de final e pela frente a neutra Bélgica…um dos países mais sem expressão do mundo futebolístico.

Mesmo assim, dificuldades, um gol anulado dos belgas que até hoje estamos querendo saber o que aconteceu. Ninguém descobriu em 11 anos. Nas quartas de final uma falta cobrada lá do meio da rua por Ronaldinho Gaúcho, que não sabe até hoje o que queria fazer, chutar ou cruzar e um frangaço de David Seaman. Semi-finais e de novo a emergente Turquia, 1 x 0 na base da forcepes, gol de bico de Ronaldo.

Ai sim uma boa exibição contra a Alemanha e o título. Desta vez, na Copa das Confederações, aconteceu a mesmíssima coisa. Vamos lembrar ? primeiro jogo contra o Japão, 2 minutos de jogo e um bico prá frente de Marcelo, a bola bate no peito-braço de Fred e sobra para Neymar na medida para o arremate. Destruimos todo o esquema dos japoneses. Segundo jogo susto contra o México, mas vitória.

A vez da Italia, bom jogo. Vencemos…com dois gols feitos em impedimento, um de Dante e outro de Fred, mas tudo bem, vencemos. Semi-finais contra o Uruguai, penalti contra que poderia ter levado tudo para o brejo, mas o melhor jogador da Copa do Mundo bate nos braços do goleiro. Gol no último minuto que nos leva para a disputa da final.

Outra vez o reconhecimento. Uma final impecável, nunca vi o Brasil marcar na minha vida, desta vez eu vi. Marcamos os 90 minutos, o volante Luiz Gustavo saiu com a lingua maior que uma gravata e vencemos com propriedade. Ou seja, Felipão é iluminado e eficaz, faz as coisas na hora certa e no momento que sempre fica para a história.

Telê fazia o tempo todo tudo certo, mas era azarado…infelizmente. Fora disso, o que mais fez Felipão ? conseguiu perder uma Eurocopa para a Grécia, dentro de casa dirigindo Portugal, repito a toda poderosa Grécia. Aliás perdeu duas vezes para os gregos, conseguiu essa proeza. No Chelsea foi motivo de chacota, não era respeitado e muito menos ouvido.

Foi para o Uzbequistão e ai foi campeão…naquele dificilimo campeonato. Agora tenho que reconhecer, acertou em duas decisões importantes: a primeira resgatar Julio Cesar o nosso melhor goleiro sem duvida nenhuma, e deixou claro que Fred será o centro-avante titular do Brasil na Copa do Mundo. Mano Menezes fez a bobagem de ter brigado com Fred.

No aspecto clube, deixou o Palmeiras recentemente totalmente destruido e ajudou a empurrar o alviverde para a segunda divisão. Este é Luiz Felipe Scollari, que agora arrumou mais uma historinha para se escorar…disse que não fala mais nenhuma bobagem e nem perde a cabeça pois Parreira e Murtosa não deixam ele se exceder. Passar dos limites.

Ora Felipão…tá lidando com gente que viu em bancos de reservas Oswaldo Brandão e Tele Santana, para não citar outros, voce na verdade tem um pacto firmado com a luz divina, pois fora isso…bem, o tempo dirá. Quem sabe na Copa do Mundo voce terá no seu grupo a Jamaica, digamos a Estonia e a poderosa Suiça ? assim, e em casa voce se classifica e passa a próxima fase.

Nas oitavas que venha o Chile por exemplo, quem sabe a Suecia nas quartas e de volta os turcos na semi ? ai na final, com o Maracanã lotado e com sua família unida voce pega a Argentina ou a própria Espanha e num jogo memorável conquista o tão esperaqdo hexacampeonato. Tenha certeza que terá a minha torcida até o final, agora não pensa que me engana…engana não, Felipão tu és muito mais manchete do que notícia.

Não sou do contra não, nunca fui !