Nas últimas semanas as colunas dos sites O Globo, Época, Folha e veja repercutiram a guerra do lixo que está havendo em João Pessoa.
A coluna da Jornalista Bela Megale no site O Globo, trouxe como destaque a manchete; “MP investiga cancelamento de contratos da prefeitura de João Pessoa com empresas de limpeza urbana em meio à pandemia”.
Já a coluna do Jornalista Guilherme Amado no site Época, trouxe como destaque a manchete; “A suspensão da coleta de lixo em João Pessoa sob suspeita”. Já a coluna Painel da Folha registrou o temor dos garis de João Pessoa em perderem os empregos depois que a Emlur decidiu rescindir os contratos com as empresas de coleta de lixo na Capital.
A Veja destacou que além de enfrentar a pandemia com ocupação de mais de 90% dos leitos de UTI, está tendo que conviver com uma guerra do lixo.
A repercussão se deu após os trabalhadores de limpeza urbana entrarem em greve por conta do atraso no pagamento dos salários de funcionários das empresas que tiveram o contrato rescindido, que são a Beta Ambiental, Limpebras e Limpmax.
Nas colunas foi destacada a decisão do Ministério Público da Paraíba, de investigar a prefeitura de João Pessoa, por cancelar em plena pandemia, os contratos com as três empresas responsáveis pela limpeza da cidade.
Também foi destaque o pedido das empresas de coleta de lixo ao MPPB, para que apure supostas irregularidades na suspensão do contrato e novos capítulos que o fato vem ganhando na imprensa nacional.
Após as denúncias de acúmulo de lixo na capital, o prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (Cidadania), garantiu a normalidade da coleta de lixo na capital. Ele esteve reunido nesta terça-feira (13) com as empresas prestadoras dos serviços que tiveram os contratos rescindidos.
“Nas próximas horas estará normalizada a coleta de lixo urbana em João Pessoa”, afirmou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba