O GLOBO: Dilma e Temer se reúnem para tratar da reforma ministerial

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff se reuniu, por cerca de duas horas, na tarde desta quarta-feira, com o vice-presidente Michel Temer para tratar da reforma ministerial que será feita até o início de março. Eles fizeram uma avaliação dos cenários possíveis a partir da saída dos ministros que disputarão as eleições de outubro, mas Dilma não definiu as mudanças que fará na Esplanada dos Ministérios.

Dilma só deverá começar a anunciar os novos ministros a partir do dia 29 de janeiro, quando retornará de uma viagem internacional. No próximo dia 22 de janeiro, a presidente participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos, e depois irá para Cuba, onde terá encontro com o presidente Raúl Castro e participará da reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também participou da reunião com Dilma. Na última segunda-feira, Dilma e Temer conversaram sobre a reforma, mas a presidente sinalizou que não aumentaria o espaço do partido no governo.

O PMDB ocupa, além da vice-presidência, os ministérios de Minas e Energia, da Agricultura, do Turismo e da Previdência, além da Secretaria de Aviação Civil. O ministro Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia) é do PMDB, mas o ministério não integra a cota do partido na Esplanada.

Temer reunirá a cúpula do partido no Palácio do Jaburu para relatar as conversas com Dilma e definir os próximos passos do PMDB na reforma