Desde a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro na política nacional, muitos militares aproveitaram para ‘surfar na onda’ e disputarem cargos eletivos nas eleições. Foi assim em 2018, em 2020, em 2022 e tende a ser em 2024.
Pensando nisso, como as eleições neste ano são municipais, o Polêmica Paraíba resolveu fazer um apanhado com os candidatos a prefeito que concorreram no pleito de 2020 e que tinham como cargo prévio à disputa algum posto policial ou militar.
Ao todo, foram 13 candidatos que declaram profissão militar que disputaram as eleições como candidatos a prefeito em 2020, sendo apenas um eleito. O eleito foi Major Sidnei, atual prefeito de Sapé. Antes de entrar na política, Sidnei atuava como policial militar.
Do outro lado, 12 candidatos foram derrotados em suas respectivas cidades. Entre eles disputaram dois bombeiros militares, um militar reformado, um policial civil e oito policiais militares.
Confira a lista completa:
Militares eleitos prefeitos
Major Sidnei (Policial Militar) – Sapé
Militares não eleitos prefeitos
Nenem de Adailton (bombeiro militar) – Itaporanga
Garibaldo Cirilo (bombeiro militar) – Olho D’Água
Capitão Anderson (militar reformado) – São Bentinho
Delegado Durval Barros (policial civil) – Soledade
Alexandre Meu Querido (policial militar) – Aroeiras
Capitão Antônio (policial militar) – Bayeux
Capitão Sena (policial militar) – Bayeux
Coronel Ardnildo (policial militar) – Bayeux
Elder Predoza (policial militar) – Carrapateira
Júnior Drzinho (policial militar) – Ingá
Matias (policial militar) – Pilar
Major Neto (policial militar) – Santa Rita
Quem é Major Sidnei
Sidnei foi eleito prefeito de Sapé em 2020 obtendo 49,37% dos votos válidos, contabilizando 13.352 votos em sua primeira disputa de um cargo público. Ingressou na Polícia Militar em 1996 e no momento em que assumiu a prefeitura, tinha a patente de Major.
Sidnei é formado em Direito, possui Especialização em Segurança Pública e diversos cursos na área de segurança, tendo recebido diversas honrarias pela sua atuação como policial.
Confusão em shopping
Além da sua atuação policial, Major Sidnei é conhecido também pelo temperamento calmo e tranquilo, diferente do que muitos imaginam de um militar. Exemplo disso aconteceu em agosto de 2023, quando o prefeito foi atacado verbalmente pela ex-primeira-dama do município e adversária política, Tereza Carneiro, em um shopping de João Pessoa.
Imagens gravadas pela própria Tereza mostraram Sidnei, que estava acompanhado da família no episódio, tentando se afastar sem falar nada. No entanto, um outro registro em vídeo mostrou ele trocando palavras de forma mais contundente. O caso foi parar na delegacia de polícia.
Bem avaliado
Em pesquisa eleitoral recente divulgada pelo Polêmica Paraíba com o instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte, Major Sidnei apareceu em larga vantagem na pesquisa de intenção de votos estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), com 57,5% dos votos. O segundo colocado, o ex-prefeito Roberto Feliciano, atingiu apenas 10,3%.
Além disso, o atual prefeito também obteve uma aprovação de 74% de seu mandato.
Outros militares eleitos
Na história recente da política paraibana (das eleições municipais de 2000 até 2020), além de Major Sidnei, outros quatro candidatos com cargos policiais ou militares também foram eleitos prefeitos. Foram eles:
O militar reformado Antônio Caxias, eleito prefeito de São José dos Ramos em 2000;
O policial civil Aristeu, eleito prefeito em Camalaú em 2004 e reeleito em 2008;
O policial civil Pedro Feitoza, eleito prefeito de Ibiara em 2008 e reeleito em 2012;
E a também policial civil Edna Henrique, eleita prefeita de Monteiro em 2008 e reeleita em 2012.