O exemplo de moralidade da ALPB

foto

Aline Lins

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu um exemplo de moralidade ao extinguir o 14º e 15º salários dos deputados estaduais. Exceções à parte – falo dos deputados que não queriam perder a ‘boquinha’ – , a maioria dos parlamentares mostrou que têm responsabilidade para com o dinheiro público. Mesmo assim, a aprovação foi unânime. O projeto de resolução da Mesa Diretora foi anunciado pelo presidente Ricardo Marcelo (PEN), ainda no início de 2012, depois que a discussão da matéria na Câmara Federal se intensificou e o deputado Ruy Carneiro (PSDB) até levantou bandeira pelo fim da ‘regalia’. Mas depois que a Câmara dos Deputados aprovou a extinção da ajuda de custo, não havia mais justificativa para manter o benefício na esfera estadual. A tendência é todas as assembleias seguirem esse caminho.

Ausência de licitação

O TCE-PB desaprovou, ontem, as contas de quatro prefeitos. O de Itatuba, Renato Lacerda Martins, realizou despesas não licitadas que somam R$ 1 milhão, em 2010; e o ex-prefeito de Araruna, Availdo Azevedo, teve as contas de 2007 desaprovadas pelo mesmo motivo, e em grau de recurso, o TCE manteve a desaprovação.

Problemas com despesas

Já o prefeito de Santa Helena, Elair Brasileiro, ‘ficou em recuperação’ no exercício de 2011, por gastos não comprovados; e a prefeita de Barra de São Miguel, Luzinectt Teixeira, teve as de 2011 rejeitadas por aplicações insuficientes em educação e saúde.

Aprimoramento

O site do Tribunal de Contas da Paraíba aprimorou os mecanismos de interatividade com os cidadãos. O espaço destinado à ouvidoria ganhou novas ferramentas, ampliando as alternativas de orientação e de atendimento on-line. O conselheiro André Carlo Torres, ouvidor do TCE, coordenou o trabalho.

PAC 2

O governador Ricardo Coutinho (PSB) prestigiou, ontem, em Brasília, a solenidade em que o Ministério das Cidades anunciou R$ 33 bilhões para obras de mobilidade urbana e infraestrutura em todo o país.

Homenagem às mulheres

A presidente do Tribunal de Justiça, Fátima Bezerra, foi homenageada, ontem, em sessão especial da ALPB. Ela disse que a sessão foi importante para reafirmar os feitos das mulheres no Estado. “É uma homenagem para as mulheres que trabalham, lutam e que conquistam seus sonhos”.

De terno e gravata

A deputada Daniella Ribeiro bombou nas redes sociais ao ir para a Assembleia, ontem, vestida de terno e gravata, em homenagem aos “homens que respeitam as mulheres”. Alguns, inclusive, usam a gravata rosa no dia 8 de março.