O delicado casos dos 'codificados'

Aline Lins

A trágica situação dos 7.500 servidores contratados sem concurso público na área da saúde do Estado e que, por não possuírem vínculos efetivos com o governo, recebem seus salários por meio do CPF – os chamados ‘codificados’ -, ao que parece, não encontrará solução a curto prazo, embora o caso esteja ao mesmo tempo nas mãos do Tribunal de Contas e do Ministério Público da Paraíba. Não há sinalização por parte de nenhum dos órgãos de se resolver o problema e substituir os irregulares por efetivos mediante concurso público. O procurador-geral Oswaldo Trigueiro disse que um grupo de trabalho está reunido para chegar a uma saída junto ao governo do Estado. Segundo ele, essa situação é incômoda para o Estado, e pelos servidores trabalharem em serviços essenciais, defende cautela para evitar a descontinuidade.


A motosserra

O TRE recebeu, ontem, denúncia formulada pelo Ministério Público Eleitoral da Paraíba contra prefeita e o vice-prefeito do município de Zabelê, Íris de Céu de Sousa Henrique e Alexandro Monteiro dos Santos, respectivamente. Eles são acusados, por meio de ação penal, de compra de votos nas eleições 2010, em troca de uma motosserra.


Evento cancelado

O PEN suspendeu a atividade que seria realizada hoje, em Cajazeiras, para implantação de Comissões Provisórias nos municípios polarizados pela região. O presidente do PEN, deputado Ricardo Marcelo, tinha outros compromissos assumidos anteriormente.
O diplomata
O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia (PSD), recebeu ontem, no Palácio da Redenção, o vice-chefe da missão diplomática de Israel no Brasil, o primeiro-secretário Alon Lavi, que está em visita oficial à Paraíba. O conhecimento de Israel na área hídrica é referência internacional.


PPA-P

A prefeitura de João Pessoa lançou, ontem, o Plano Plurianual Participativo (PPA-P), voltado para as ações da administração no período de quatro anos (2014-2017). Só não se sabe ainda o orçamento destinado a isso.
Aliança

O presidente do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, garante que o partido tem mantido com o PEN “um ótimo diálogo”, e que o PT, PEN, PSC, PP, que já são partidos aliados na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), têm tudo para fortalecer essa aliança.
Dedicação
Após a aprovação do edital que dá início ao processo eleitoral para procurador-geral de Justiça, o procurador Oswaldo Trigueiro disse esperar do próximo chefe do MPE muito trabalho, empenho e dedicação à instituição.