O “cotó” e o “cabeludo” por Rui Galdino

images (77)Tenho ouvido e lido ultimamente algumas pessoas influentes da classe política paraibana dizer que Veneziano Vital do Rêgo, não está empolgando com sua pré-candidatura pelo PMDB ao governo do estado como se esperava.

E as razões segundo alguns são várias, entre elas podemos citar: que o “cabeludo” não elegeu sua candidata a prefeita  em Campina Grande e saiu muito desgastado; que o “cabeludo” não une todo o PMDB em torno de seu nome; que o “cabeludo” é muito prolixo e artificial em suas falações; que o “cabeludo” não é páreo para Ricardo, se for o caso; etc.

Bom, sejam quais forem os motivos e as explicações contra ou a favor de Veneziano, acho que devemos observar a sua pré-candidatura por outros ângulos. Conheço bem Veneziano, Vitalzinho, Dona Nilda, e conhecí também, o velho Vital, de saudosa memória. Conviví com todos durante muito tempo no PDT e sempre tivemos um bom relacionamento com muito respeito, apesar das divergências partidárias dentro do PDT.

Inclusive, na última eleição, votei em Ricardo ( para Governador ), Cássio e Vitalzinho ( para Senadores ), Wilson Braga ( para Deputado Estadual ) e Dona Nilda ( para Deputada Federal ), como se vê, ganhei com todos, pois, todos foram eleitos e estão fazendo um bom trabalho dentro de suas funções. Todos sabem que votei e vou continuar votando em Ricardo Coutinho, porém, não se pode menosprezar o “cabeludo”, sei que ele tem voto e sabe trabalhar em campanha, além disso, pertence ao PMDB que é um partido tradicional na Paraíba.

No entanto, com todo respeito ao “cabeludo”, admiro mais ainda, o seu irmão Vitalzinho, que agora vou chamar carinhosamente de “COTÓ”, pois, ao contrário do seu irmão Veneziano, Vitalzinho tem o cabelo curto. O “cotó” é mais dinâmico, mais afável, menos erudito e mais próximo do povo, por isso, acho que o “cotó” seria melhor candidato a governador do que o “cabeludo” pelo PMDB. Bom ! Mas, isso é um problema deles e do PMDB.

Porém, se eu fizesse parte do PMDB, estaria abertamente defendendo o nome do “cotó” para Governador, por entender, que o “cotó”, é muito mais candidato do que o “cabeludo”, inclusive, empolga mais o povo e a própria militância partidária. Sei que o Vitalzinho, está cotado para assumir um importante Ministério no Governo Dilma, e isso será muito bom para o “cotó” e a Paraíba.

Sei também que o “cotó” sonha em ver o “cabeludo” eleito Governador da Paraíba, e temos que respeitar o seu sonho, porém, acho que 2014 não é o momento para o “cabeludo”, e que o sonho do “cotó”, poderia ficar para depois, quem sabe, o “cabeludo” para senador, ao lado de Ricardo, ou até mesmo, Vice-Governador, caso haja um rompimento de Cássio e Ricardo ? Tudo é possível, na política paraibana, já ví até “boi voar” e “vaca desconhecer bezerro”. Você duvida que poderemos ter o “MAGO” e o “CABELUDO” juntos já agora em 2014 ?  Que venha 2014 !!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista Político.