O celibato ameaçador

foto

Marcos Tavares

No rastro da renúncia de Benedictus XVI, muita coisa feia vem sendo ventilada e a lama mancha as brancas vestes papais. Fala-se de escândalos financeiros, chantagem de homossexuais e principalmente da onda de pedofilia que expôs um dos lados mais negros da vida celibatária e forçou a Igreja a pagar indenizações milionárias. O celibato dos padres e freiras é hoje uma questão que a Igreja tem de atacar de frente se quiser sobreviver como instituição secular. Não dá mais pra disfarçar o apelo da carne antes trancado nas clausuras de conventos.

O sexo é uma manifestação normal do ser humano e não traz nada de pecaminoso. Como se usa o sexo, aí sim, pode haver pecado. Diz-se que o celibato foi instituído na Igreja Católica para preservar a fortuna dos párocos que, sem herdeiros, deixariam à Igreja todo seu espólio e isso enriqueceria ainda mais o clero. Verdade ou não, o catolicismo é uma das poucas religiões que não permite aos seus ministros uma vida sexual normal e a constituição de uma família. Isso, ao longo dos anos, tem sido fato gerador de escândalos, simplesmente porque não se acaba o desejo sexual por Decreto. Nem papal.

A velocidade da informação e a conscientização dos adolescentes vem expondo um mundo de pedofilia e abusos sexuais cometidos por sacerdotes sem que haja uma ação da Igreja para deter essa sangria. Expulsar o padre acusado não adianta nada se, em seu lugar, chega outro pedófilo. O problema tem de ser encarado de frente à Luz dos Evangelhos, e não de dogmas ou ditames canônicos que se mostram ultrapassados no nosso tempo.

Café Pequeno

O governador Coutinho reuniu deputados de sua bancada e prováveis aliados em torno de um café da manhã nesta terça-feira.
O importante não era o café, mas o complemento. Coutinho parece que vai se tornar mais farto na distribuição da manteiga que azeitaria as relações entre Executivo e Legislativo.
Só isso pode explicar essa súbita adesão ao projeto governamental e a tranquilidade de Hervázio Bezerra, que parece dispor de números otimistas.
Realmente ninguém resiste a um bom café…

Mostrando

Wilson Santiago, por enquanto, mostra ao PMDB e à Paraíba sua capacidade de articulação e se faz fotografar com o ex-presidente Lula como quem diz que o buraco é bem mais em cima.
Com isso, ele valoriza seu passe e deixa o PMDB temeroso de perdê-lo, ao mesmo tempo em que acena com uma caravana de prefeitos que o acompanhariam em qualquer legenda.
Com a bola no pé, ele joga para a torcida.

Virtual

Nenhuma rede virtual vai substituir o olho no olho, o aperto de mão, o abraço fraterno.
Amigos virtuais são facilmente deletáveis.

Abusos

Prefeitura promete instalar câmeras na orla para combater a exploração sexual infantil.
Se funcionar como o Jampa Digital, ai de nossas criancinhas.

Bolso

O Governo – em todos os níveis – é econômico em colocar a mão no bolso para apoiar os esportes.
Na Paraíba, a verba do Bolsa Atleta cai pela metade. Não é mais uma bolsa. É uma ‘nécessaire’.

PIB

Segundo a Procuradoria do Trabalho, a Paraíba não exporta só calçados para a Itália.
Jovens travestis estariam igualmente nessa pauta de comércio.

Guerra

Computadores e não armas letais são os instrumentos de combate das grandes nações.
Os hackers chineses pirateiam tudo e todos, independente da segurança adotada.

História

É uma pena que ficará trancado para sempre a sete chaves o relatório feito por Cardeais para o Papa Benedictus XVI.
É um romance policial com todos os ingredientes, dinheiro, roubo e sexo.

Frases…

Participação – Casamento tem orçamento participativo. Filhos e mulher dizem onde o marido deve gastar.

Oriental – Todo mundo hoje quer fazer um negócio da China.
Semelhantes – Torcida organizada é o mais próximo do crime organizado que se pode chegar.