Arimatéa Sousa
Veto à vista
Em entrevista ontem na Capital, Ricardo Coutinho criticou as emendas aprovadas pela oposição na Assembleia Legislativa com relação ao reajuste anual do funcionalismo.
– Eu, os servidores, quem fez as emendas, o papa, todo mundo sabe que são inconstitucionais. Porque se não souber, não pode exercer o mandato – bradou RC.
Dever de casa
Para o governador, “a base principal do exercício de um mandato é que a pessoa saiba minimamente o que fazer lá dentro. E uma das regras básicas é saber que o Legislativo não tem competência para criar despesas”.
Sem temor
RC disse que não teme as coligações que se articulam na oposição para tentar impedir a sua reeleição.
“Se eu fosse temer alguma coisa na vida, não faria o percurso que fiz; um percurso muito duro para quem não tem costas largas e vem dos movimentos populares. Continuo coerente com o que dizia e pregava. Política não é um ato de temer ou não temer”, assinalou.
“Está vivo”
Ao discursar no final de semana, durante a convenção do PSDB, já na condição de novo secretário-geral do partido, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano afirmou que vai atuar para “fortalecer o PSDB para as próximas eleições”. “O PSDB está vivo e vai ser decisivo nas eleições do ano que vem”, completou.
Sina
Novo vice-presidente do PSDB/PB, o vice-prefeito campinense Ronaldo Cunha Lima Filho admitiu descontraidamente: “Eu acho que nasci pra ser vice!”
Preparados
No seu pronunciamento, o prefeito Romero Rodrigues ressaltou que “estamos prontos e aptos” para os futuros embates eleitorais.
“Queremos ser um soldado, mesmo estando no banco de reservas nessa eleição”, emendou.
FPM
Romero externou a preocupação – ratificada pelo senador Cássio – com relação às sucessivas quedas (em termos de valores reais) nos repasses deste ano do Fundo de Participação dos Municípios.
Memória
Na qualidade de novo (efetivo) presidente do PSDB/PB, o deputado Ruy Carneiro observou em seu discurso que “somos lembrados hoje pelo que fizemos no passado; pela postura que tivemos no passado; pela forma atenciosa e carinhosa de governar”.
Ideia fixa
O senador Cícero Lucena insistiu na sua recorrente tecla dos últimos tempos: a candidatura de Cássio ao governo em 2014.
“Por onde eu tenho andado neste Estado, tenho colhido o reconhecimento do trabalho e da dedicação de Cássio. Quem sabe Deus, futuro governador”, acentuou, recolhendo aplausos de filiados.
Retorno
Sobre o plano nacional, Lucena frisou que “sabemos que teremos uma missão no próximo ano, de trabalhar para que o PSDB possa voltar a governar este País”.
Antecipação
A ´estrela´ da festa ´tucana´ – Cássio – ressaltou em sua fala que “os temas vinculados às eleições nacionais já estão muito mais avançados e deflagrados do que no espectro local, porque a presidente Dilma resolveu antecipar o início da campanha”.
Lembrete
Em frase com endereço presumido, CCL sublinhou que “ninguém faz política sozinho; ninguém tem capacidade de comandar uma cidade, Estado ou pais de forma isolada”.
Parceiros
O ´tucano´ prosseguiu no mesmo mote: “Quando você chega a um espaço de poder não chega sozinho, mas com os seus companheiros; com os que construíram a vitória na garra e nas ruas. E essa compreensão é fundamental e decisiva”.
Toga
O auxílio-moradia pago a juízes volta à pauta.
Na sessão de hoje, o Conselho Nacional de Justiça vai apreciar atos normativos de três Tribunais Regionais do Trabalho que instituíram o pagamento desse auxílio: 8ª Região (Pará e Amapá); da 9ª Região (Paraná); e da 13ª Região (Paraíba).
Gratidão
Agradeço penhoradamente as inúmeras ligações e mensagens recebidas ao longo dos últimos dias, em função do súbito desaparecimento de meu irmão mais velho no Recife.
O agradecimento se estende ao jornalista Josusmar Barbosa, que me substituiu com a dedicação de sempre nas últimas edições.
Decisão cupular
O que periodicamente é cogitado nos meios políticos paraibanos, ganhou versão de definição nas páginas do jornal Correio Braziliense.
Confira: “O PMDB lançará a candidatura do senador Vital do Rego ao governo da Paraíba. O ex-governador José Maranhão concorrerá ao Senado. A decisão foi tomada por orientação da cúpula da legenda, que quer palanque próprio na maioria dos estados”.
O tempo ´azedou´ entre o governador e o prefeito de Queimadas…