Pesquisa Datafolha foi equivocada e não pode ser levada em consideração
Por Carlos Newton
Saiu a primeira pesquisa depois da mudança de cenário da sucessão, mas infelizmente está completamente deturpada, conduzindo o eleitor a erro, porque foi feita como se a eleição fosse entre Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Ou entre Dilma, Serra e Marina, ou entre Dilma, Aécio e Marina, numa confusão dos diabos.
A pergunta que precisa ser feita é uma só: “Em quem você votaria, entre os seguintes candidatos: Dilma, Lula, Aécio, Serra, Marina, Campos e Joaquim Barbosa?”. Somente com essa pergunta, sobre todos os presidenciáveis, é que se poderia ter uma noção mais aproximada da tendência. Ficar fazendo vários cenários somente tumultua a cabeça dos eleitores. É preciso saber o que realmente interessa: quem quer votar em quem, independentemente de “cenário”.
Resultado: numa pesquisa Dilma vence no primeiro turno, noutra vai para o segundo turno, parece brincadeira, ninguém entende nada, o resultado não reflete nada.
As únicas demonstrações da pesquisa Datafolha que interessam são estas: 1) a maior rival de Dilma Rousseff nas urnas ainda é Marina Silva; 2) Eduardo Campos, em apenas uma semana, passou a ser muito mais conhecido pelos eleitores.
Vamos aguardar a próxima semana, para ver se algum instituto de pesquisa resolve trabalhar direito.