O abuso das regiões metropolitanas

Aline Lins

Virou brincadeira. A apresentação de projetos de lei complementar propondo a criação de regiões metropolitanas na Paraíba virou ‘febre’ na Assembleia Legislativa da Paraíba. Cada deputado que queira ‘mostrar serviço’ para os municípios que integram a sua base eleitoral e apresentem seus projetos. A ideia é agrupar municípios por região para estabelecer parcerias e viabilizar resoluções de problemas comuns, facilitar a captação de recursos etc. O problema é que as iniciativas na maioria das vezes, quando aprovadas, não passam do papel, e podem ocorrer de forma indiscriminada, até mesmo repetindo municípios em mais de uma região, sem que o parlamentar acompanhe, posteriormente, a implantação do seu projeto e busque benefícios para sua região. Logo haverá mais regiões metropolitanas que municípios na Paraíba.

Intersecções

O deputado Domiciano Cabral (DEM) apresentou projeto na ALPB que institui a Região Geoadministrativa de Solânea, com 15 municípios, entre os quais o de Araruna. Já a deputada Olenka Maranhão (PMDB) propôs criar a Região Metropolitana de Araruna, composta por seis cidades. Das seis, quatro estão na propositura de Domiciano.

As metropolitanas

Sousa, Itabaiana, Vale do Mamanguape, Cajazeiras, Esperança, Vale do Piancó, Barra de Santa Rosa, Guarabira, Patos, Campina Grande e João Pessoa são algumas das cidades que sediam as regiões metropolitanas que se tem notícia de terem passado na ALPB.

Sem apoio

O deputado Janduhy Carneiro (PPS) não tem conseguido muito apoio dos colegas deputados, na ALPB, para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos da Casa Civil do governo do Estado. O parlamentar ainda anda tentando coletar as 12 assinaturas necessárias.

Desinteresse

Foi cancelada a eleição para formar lista tríplice de membros do MPE que seriam indicados para a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Estava marcada para hoje, mas ninguém se inscreveu.

Economia no congresso

Em reunião realizada na sala da liderança do PSDB na Câmara Federal, o deputado federal Ruy Carneiro alertou para a necessidade de o partido defender o fim do 14º e 15º salários. O projeto pode resultar na redução de R$ 31,7 milhões por ano nas despesas do Congresso Nacional.

PF apoia MPE

O Sindicato dos Policiais Federais na Paraíba (Sinpef-PB) e a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) declararam, ontem, apoio ao MPE contra a PEC 37 que tramita no Congresso e tira o poder de investigação do órgão.