Números que não batem

foto

Arimatea Sousa

Sinal dos tempos

O PMDB – quem diria! -, através de sua Executiva Nacional, propôs a redução do número de ministérios.
Atualmente, o primeiro escalão do Governo Dilma Rousseff tem 39 ministérios.

Boicote

Ainda sobre o PMDB. Alguns setores do partido já iniciaram conversações com a oposição para ´melar´ a proposta de plebiscito do governo.

Cenário

“Poderemos ter a candidatura do PSB; uma do PT/PSC, se a presidente Dilma estimular; e outra do PMDB que depende da aliança nacional”.

Projeção de Edvaldo Rosas, presidente do PSB/PB, sobre a eleição para governador em 2014.

Da boca de…

“… O povo nas ruas é a revitalização da democracia, mas os baderneiros, não: são inimigos da sociedade e têm de ser tratados como bandidos…” (Carlos Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal).

Calamidade pública

Balanço fechado pelo Hospital de Traumas Dom Luís Fernandes, em Campina: no primeiro semestre deste ano foram atendidos 4.879 pacientes envolvidos em acidentes com motocicletas.

É gente

De acordo com o IBGE, em 2012 o número total de servidores públicos municipais alcançou 6.280.213, o que representa 3,2% da população do Brasil.

Cobrança

Em nota oficial divulgada ontem, a Executiva do PT de João Pessoa defendeu “uma rediscussão sobre o papel do Conselho de Mobilidade Urbana, hoje reduzido a uma hermética discussão anual sobre os valores da tarifa dos ônibus urbanos”.

Transparência

“De igual modo, defendemos uma ampla e transparente discussão sobre a planilha de custos dos serviços de transporte que operam por concessão pública em João Pessoa”, acrescenta o documento petista.

Deferência

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, visitou ontem o deputado Frei Anastácio (PT), no convento do Rosário, onde ele mora, na Capital.

Ele está se recuperando de duas cirurgias: uma de próstata e outra de hérnia de disco.

´Batismo´ nas letras

O Papa Francisco lança amanhã a sua primeira encíclica (documento papal sobre determinado tema): “Lumen fidei” (Luz da fé).

Andança

Em passagem anteontem pela cidade de Cuité, o ex-prefeito Veneziano (PMDB) disse que a Paraíba “precisa ser vista com olhos de responsabilidade pelo seu gestor, e não ficar com as máximas promessas em períodos eleitorais; dizer que vai transformar o Estado em quatro anos”.

Ressalva

Durante a apreciação do projeto que institui a obrigatoriedade da ´ficha limpa´ para o serviço público em todos os níveis, o senador Cássio – mesmo votando favorável – se permitiu uma contestação.

Risco

O ´tucano´ assinalou que a proposta é “meritória, mas não deve ser tão larga”.

“É hora de termos o devido cuidado para que em nome de uma resposta a um clamor público, não se crie um Estado fascista; um Estado onde todos são vistos como bandidos, marginais”.

Outro lado

A diretora do Hospital Universitário Alcides Carneiro, Berenice Ferreira, contestou ontem as informações da secretária de Saúde de Campina, Lúcia Derkis, com relação à produção da unidade remunerada pelo SUS.

Desencontro

“Há uma incompreensão do serviço prestado pelo HU. Os dados da Secretaria nunca batem com os nossos”, alegou.

Extra

Conforme a dirigente do HU, “muita coisa que executamos não é registrado” nas planilhas do SUS.

Também ponderou que “não há demanda” em escala para alguns dos serviços contratualizados.

Revisão

“As pactuações são anuais. Se a secretaria está insatisfeita… Há diálogo”, asseverou.

Metade

A Secretaria de Saúde informou que, em alguns meses, o HU só executa 20% dos serviços pactuados com o SUS.

Qual seria o número do HU?

Berenice respondeu que “chega a mais de 50%”.

Em tempo

A diretora do HU interpretou que os comentários nesta coluna sobre a situação lançavam uma desconfiança quanto à gestão financeira do hospital.

A dedução é equivocada. Mesmo assim, peço desculpas se o escrito permitiu chegar a esse entendimento. O foco da observação foi a receita obtida sem a contrapartida da prestação de serviços.

Sem condições

Quanto ao fato de o HUAC não ter colocado em funcionamento equipamentos para cirurgias ortopédicas, a sua diretora afirmou que renovadamente avisou ao Ministério Público “que não temos condições de arcar com esses serviços. Estamos só como depositários fiéis (posse temporária)”.

Quanto vai custar a Dilma (a nós) manter a base aliada?…