Nova pesquisa mantém Maranhão líder na disputa

Pesquisa Ipespe mostra o pré-candidato do PMDB à Prefeitura de João Pessoa, José Maranhão, na liderança com 22%, e uma alta de 2% nas intenções de voto do senador Cícero Lucena (PSDB). No levantamento realizado no final de maio, Cícero estava com 19%, passando agora para 21%. Os dois estão tecnicamente empatados, conforme mostram os números.

O levantamento não incluiu o nome do prefeito Luciano Agra, que na pesquisa anterior aparecia com 10%. Agra ficou fora da eleição após ter perdido a disputa interna no PSB para Estelizabel Bezerra, que tem o apoio do governador Ricardo Coutinho. Estelizabel manteve o mesmo índice da pesquisa anterior, ou seja, 5% dos votos.

Luciano Cartaxo, pré-candidato do PT, teve crescimento de um ponto: ele estava com 7% e subiu para 8%. Toinho do Sopão (PTN) se manteve com 4%. O vereador Geraldo Amorim (PDT) perdeu 1%, passando de 2% para 1%. Nonato Bandeira, do PPS, manteve o índice de 1%, o mesmo percentual alcançado por Ítalo Kumamoto (PSC) e Lourdes Sarmento (PCO), que não conseguiram pontuar na pesquisa passada. Já Antônio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (PSOL) não pontuaram.

A pesquisa mostra ainda que caiu o número de eleitores indecisos. Na consulta anterior, 23% dos entrevistados não sabiam em quem votar. Agora são 21%. Os que votariam branco ou nulo caíram de 16% para 14%. A nova pesquisa, registrada com o número PB-00017-2012 no TRE-PB, foi realizada entre os dias 16 e 17 de junho. Foram ouvidos 800 eleitores em João Pessoa.

Cícero Lucena e Luciano Agra lideram a espontânea

Mesmo não podendo mais disputar a Prefeitura de João Pessoa, o prefeito Luciano Agra se destaca na pesquisa espontânea realizada pelo Ipespe. Ele está na primeira colocação ao lado do senador Cícero Lucena (PSDB), ambos com 7%. José Maranhão (PMDB), que lidera na pesquisa estimulada, ficou em terceiro lugar na pesquisa espontânea, com 6%.

Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 26 e 28 de maio, o pré-candidato do PMDB liderava a espontânea com 7%. Já Cícero contava com 6% e Agra com 5%. Os novos números mostram ainda um crescimento de um ponto do petista Luciano Cartaxo, que contava com 2% e agora está com 3%. Em seguida vem Estelizabel, com 2% das intenções de voto, o mesmo percentual obtido na pesquisa anterior.

De acordo com os números da pesquisa, 62% responderam que não sabem em quem votar no pleito de outubro. Na última pesquisa, em maio, eles representavam 61%. Já os eleitores que votariam em branco ou nulo somam 11% contra 13% da consulta passada.

Cícero Lucena detém a maior preferência dentre os eleitores da 4ª série do ensino fundamental, com 9%. Tanto ele como José Maranhão são mais votados entre os eleitores do sexo masculino. O tucano tem 8% da predileção dos homens contra 6% das mulheres. Já o peemedebista obteve 9% da preferência dos homens contra 4% das mulheres.

José Maranhão está melhor colocado entre os eleitores com mais de 45 anos, que somam 7%. Ele também é o preferido dos que fazem a 4ª série do ensino fundamental (9%) e dos que têm entre dois e cinco salários mínimos, que representam 8% dos entrevistados. O seu principal adversário, Cícero Lucena, está melhor colocado entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos, que correspondem a 9% dos votos.

O petista Luciano Cartaxo é mais citado pelos eleitores com ensino superior (9%), e da mesma forma a socialista Estelizabel Bezerra (6%).