Lamentos e comemorações…
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi à tribuna do Senado nesta segunda-feira (2) e lamentou o impasse entre o governo Estadual e os mais de 850 funcionários e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), notadamente, segundo ele, após o governador Ricardo Coutinho (PSB) ter se recusado a negociar com a categoria, que se encontra em greve por tempo indeterminado.
Na mesma ocasião, o parlamentar também comemorou a criação da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), no âmbito do Ministério da Integração Nacional. Em Plenário, ele considerou a iniciativa “uma das mais auspiciosas e significativas” para os interesses dos estados do Nordeste, em particular a Paraíba. (Agência Senado)
Na tribuna…
Já o senador Wilson Santiago foi à tribuna para elogiar o Governo Federal e destacar alguns avanços sociais registrados nos últimos anos.
Santiago afirmou que se faz necessário festejar o ganho real que o salário mínimo obteve no decorrer do governo Lula e que a presidente Dilma Rousseff manterá com políticas incentivadoras, a exemplo do recém-lançado Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego que, segundo ele, atenderá trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho e jovens que necessitam de oportunidade de emprego.
Orçamento…
O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), avisou nesta segunda-feira (2) que vai propor audiência pública na comissão para ouvir o presidente da Caixa, Jorge Hereda. A intenção é saber o que o banco pode fazer para agilizar a liberação de recursos para acabar com pendências da rubrica ‘restos a pagar’ a mesma que permite que despesas de um ano possam ser pagas com Orçamento do ano seguinte. Hereda pode ser ouvido na na segunda quinzena deste mês, depois que a CMO receber o ministro de Secretaria de Relações Institucionais, Luís Sérgio de Oliveira. A audiência do ministro está prevista para a próxima semana. (Agência Senado)