Lena Guimarães

Por ocupar o mais importante cargo executivo conquistado pelo PT na Paraíba, o prefeito Luciano Cartaxo está assumindo papel de destaque nas negociações da aliança que visa principalmente garantir palanque forte  para a presidente Dilma Rousseff na Paraíba, onde o governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima coordenarão as campanhas dos seus adversários.

Hoje, Luciano Cartaxo vai receber o pré-candidato a governador do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, para uma primeira conversa depois que a Direção Nacional incluiu a Paraíba entre os Estados nos quais o PT apoiará aliados para governador. Vão discutir uma chapa majoritária de consenso, especialmente os nomes para vice-governador e senador.

Como principal aliado, o PT poderá escolher a vaga que desejar, podendo indicar um filiado ou mesmo um nome do bloco que forma ao lado do PP e PSC. Tem ainda a alternativa de garantir retorno na forma de apoio diferenciado para os candidatos à Assembleia e Câmara dos Deputados.

O nome mais lembrado para vice-governador ou senador é o de Lucélio Cartaxo, irmão gêmeo de Luciano Cartaxo, que vem participando ativamente de todas as suas campanhas e há alguns meses trabalha por mandato de deputado federal. Por ser jovem, natural do Sertão e com vínculos fortes com João Pessoa, é avaliado como competitivo. O segundo nome é o da primeira dama da Capital, Maisa Cartaxo, que também é profissional respeitada nos círculos acadêmicos.

Se o PT decidir apoiar um nome do bloco para a chapa majoritária, o primeiro nome é o do ex-ministro e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Embora existam problema pendentes da eleição 2012, os aliados acreditam que ele não se negará a participar da aliança e a contribuir com um projeto que venha a fortalecer a presidente Dilma Rousseff, por quem foi muito prestigiado. Poderia colher os frutos do trabalho que desenvolveu pela Paraíba no Ministério das Cidades, se elegendo senador.

O quarto nome é o de Leonardo Gadelha, pré-candidato a governador pelo PSC. É apontado como um dos políticos da Paraíba com formação mais completa. Sendo jovem, com bom discurso e do Sertão (as regiões de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Vale do Piancó juntas têm 22,68% dos votos do Estado), é trunfo.

Com cenários, conflitos e nomes para avaliar, a conversa entre Veneziano e Luciano Cartaxo será longa.

 

 

 

TORPEDO

Há um espírito muito aberto entre estas legendas para isso. São partidos que podem marchar juntos, a depender de uma distribuição representativa na chapa majoritária.

 

Do senador Vital do Rêgo, sobre a possibilidade de aliança entre PMDB, PT, PP, PSC, PR, PTB, PTC e PSDC já no 1° turno.

 

 

 

Unanimidade

Os tucanos de 34 cidades do entorno de Guarabira, repetindo o resultado registrado em Patos, aprovaram, por unanimidade, a candidatura própria do PSDB. Antes, Cássio visitou o memorial de Frei Damião com a deputada Lea Toscano (PSB).

 

Festa para Rômulo

Os amigos de Rômulo Gouveira compareceram ao Spazzio, em Campina, onde comemorou os seus 49 anos. Entre os convivas, Ricardo Coutinho, Renato Cunha Lima (tio de Cássio) e Moacir  (irmão do prefeito Romero Rodrigues).

 

PPS acuado

O prefeito Luciano Cartaxo surpreendeu seu vice, Nonato Bandeira, e o seu partido, o PPS, ao divulgar a exoneração, sem aviso prévio e em final de semana, do único secretario que indicaram: Ronaldo Guerra, da Infraestrutura.

 

PPS acuado 2

Depois que a notícia saiu, Cartaxo chamou Bandeira para uma conversa. Antecipou que precisou do cargo para “readequações”. Foi avisado que o diretório municipal do PPS, que tem três vereadores apoiando o petista, vai avaliar o caso.

 

 

 

ZIGUE-ZAGUE

+ A presidente nacional do PMN, Telma Ribeiro é defensora da candidatura própria. Quer Lídia Moura disputando o governo da Paraíba. Ela avalia cenário para responder.

+ O site oficial do centenário do ex-governador Pedro Gondim, com suas ideias e seu legado, será apresentado à imprensa no dia 31. Dia 4 começam homenagens oficiais.

 

 

 

Mulher na política

Amanhã, às 19h, no auditório da OAB-PB, a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, presidida por Ivan Kurisu, promoverá debate sobre a participação da mulher na política, que inclui reflexões sobre a cota partidária estabelecida no ordenamento jurídico e o financiamento de campanha, apontado como o principal facilitador da corrupção no país. Entre as debatedoras, a deputada Nilda Gondim, a pré-candidata do PT ao Governo, Nadja Palitot, a secretaria Estelizabel Bezerra, a vereadora Raissa Lacerda e a advogada e ex-vereadora Ofélia Gondim.

 

 

 

PONTO FINAL

Quem é o político mais mentiroso da Paraíba? Essa é a pergunta que o Fórum dos Servidores vai fazer aos pessoenses, durante toda a semana, no parque Solon de Lucena. O vencedor do ‘troféu Pinocchio’ será anunciado no dia 1° de Abril.