Triste Realidade

'No Brasil, cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada', afirma Taís Araújo -VEJA VÍDEO

A fala é da atriz Taís Araújo e aconteceu em agosto, durante o TEDxSaoPaulo. Divulgado pelo evento nesta terça (14), o discurso viralizou nas redes sociais.

“Quando eu engravidei do meu filho, eu fiquei muito aliviada de saber que no meu ventre tinha um homem. Porque eu tinha a certeza de que ele estaria livre de viver situações vivenciadas por nós mulheres. Certo? Errado. Porque meu filho é um menino negro. Liberdade é um direito do qual ele não vai poder usufruir. No Brasil, a cor do meu filho é o que faz que as pessoas mudem de calçada, segurem suas bolsas, blindem os seus carros.”

A fala é da atriz Taís Araújo e aconteceu em agosto, durante o TEDxSaoPaulo. Divulgado pelo evento nesta terça (14), o discurso viralizou nas redes sociais.

No evento realizado na capital paulista, Araújo foi convidada a falar sobre “como criar crianças doces num país ácido”. Ela e o marido, o também ator Lázaro Ramos, são pais de duas crianças, João Vicente e Maria Antônia.

Para a artista, ​a caçula, ao seu ver, poderá experimentar desafios ainda maiores que o irmão. “A vida dele só não vai ser mais difícil que a da minha filha. Quando eu penso os riscos que ela corre simplesmente por ter nascido mulher e negra, eu fico completamente apavorada”.

Assista o vídeo “Como criar crianças doces em um país ácido” de Thaís Araújo

ATIVISMO

Durante o discurso, Araújo, que é Defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres, ainda citou alguns dados do Mapa da Violência 2015: o homicídio contra negras aumentou 54% nos últimos dez anos; enquanto a incidência do mesmo crime contra mulheres brancas diminuiu 9%.

Araújo cobrou maior ação do governo e da iniciativa privada para diminuir situações de desigualdade racial e entre gêneros, além da criação de programas que promovam a diversidade.

“Os meus filhos são crianças ainda, eu não sei qual será a condição sexual deles. O que eu desejo para eles é o que eu desejo para toda criança, seja branca, negra, indígena, heterossexual, homossexual, trans… Eu desejo que eles cresçam livres, cheios de amor e coragem. Que sejam crianças potentes”, completou a atriz.

Fonte: F5
Créditos: F5