'Não vamos deixar que fechem os postos da Conab na PB, alerta Leonardo Gadelha
O deputado Federal Leonardo Gadelha (PSC/PB) defendeu a permanência dos armazéns de abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na Paraíba, nas cidades de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga. “Não vamos deixar que fechem os postos da Conab. Os agricultores não podem ser prejudicados e as explicações dadas não justificam “, explica o deputado.
A afirmação do parlamentar foi após as audiências da bancada paraibana com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e com o diretor da Conab, Marcelo Melo, nesta quarta-feira (11), em Brasília. Participaram também deputados federais e senadores da Paraíba.
Segundo dados da Conab, o custo de manutenção de cada uma destas estruturas gira em torno de R$ 14 mil por mês. “É um argumento de natureza orçamentária e seria uma economia de palito, gastos irrisórios e que não justificam os transtornos e os prejuízos que serão causados para os agricultores da região”, alerta Gadelha.
O deputado esclareceu que, a partir do momento que tem que se pagar o frete, o agricultor perde o subsídio. “Os benefícios do Governo Federal concedidos anteriormente aos pequenos agricultores se perdem nesta conta. Aquilo que se ganha no subsídio ao milho, se perde no valor do frete” ressalta.
“Mostramos para a ministra que essa atitude não ajuda em nada, pelo contrário. Essa economia náo se justifica de maneira alguma, e causa severos prejuízos aos agricultores do nordeste. Ela não pode ser levada a cabo. E a ministra se comprometeu a levar uma resposta para a nossa bancada e para os nossos agricultores na próxima sexta – feira (13), durante visita a Joao Pessoa”, explica o deputado.