Não pagar precatórios pode reprovar contas

Aline Lins

Os precatórios pagos na Paraíba estão com dez anos de atraso – estão sendo pagos ainda os de 2003. Não é à toa o desengano dos cidadãos que em sua maioria evitam recorrer à Justiça em busca dos seus direitos. Depois de anos com o processo tramitando, se eventualmente ganham a causa após todos os recursos possíveis, são mais outros tantos anos para receber o pagamento da dívida, inscrita em precatórios. Falta seriedade dos gestores para o repasse dos valores para pagamento aos credores. Mas o Tribunal de Justiça em parceria com o Tribunal de Contas querem a liquidação desses precatórios. Na prestação de contas dos gestores, serão apreciados os registros e contabilidade dessas ordens de pagamentos. O não cumprimento dos acordos judiciais pode levar à reprovação das contas dos inadimplentes.
Gafe com Vital
O cerimonial que organizou a solenidade de posse do novo presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, cometeu uma gafe imperdoável. Chamou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para compor a mesa e deixou o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) de fora. Só depois do discurso de Fernando Catão se deram conta da falha e o convidaram à mesa.


Um médico por dia

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, disse que a prefeitura está implementando ações objetivas na Saúde da capital, inclusive trabalhando para que todos os PSFs tenham médico. Em dez dias de governo, foram contratados dez médicos.


Zerado

O desembargador Marcos Cavalcanti comemorou ter fechado o ano de 2012 com todos os processos zerados, tanto no seu gabinete no Tribunal de Justiça, como no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde ocupa o cargo de presidente da Corte. Ele tem grandes planos para 2013.
Audiência
As entidades representativas dos servidores públicos do Estado da PB meio que perderam o rebolado de outros tempos. Preferem atacar o governo a ser objetivos nas reivindicações. A bandeira é só “audiência”?


O tom

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem repetido que quem vai dar o tom para 2014 será o governador Ricardo Coutinho (PSB). Mas, por outro lado, o PSDB tem procurado se autoafirmar após as últimas derrotas eleitorais, defendendo candidatura própria. É dançar conforme a música.
Reajustes de 2013
A Assembleia Legislativa concedeu reajuste de 7% aos servidores. O Tribunal de Justiça e o Ministério Público vão com 5%. O salário mínimo subiu 9%, e o piso dos professores subiu 7%. Os servidores da PB querem 29%.