O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, apresentou nesta sexta-feira (30), o novo modelo organizacional do Ministério Público da Paraíba. A apresentação marcou a conclusão do projeto de reestruturação funcional e administrativa do MPPB, realizado pela empresa de consultoria 3Gen desde maio. O evento reuniu integrantes da instituição no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Oswaldo Trigueiro enfatizou o espírito de mudança no MPPN a partir do planejamento estratégico implantado em 2011. “Cada promotor se encantou com um dos projetos do planejamento estratégico e os resultados estão sendo alcançados. Hoje despontamos como uma das principais instituições dos Nordeste”, disse.
De acordo com o procurador-geral, o projeto de modernização do Ministério Público teve como objetivo tornar os procedimentos mais ágeis gerando o uso mais racional dos recursos públicos. “Para se ter uma ideia, temos hoje cerca de 5 mil procedimentos administrativos tramitando na instituição”, informou.
O procurador apresentou o novo organograma da instituição com a reformulação, criação e estruturação dos diversos setores do MPPB que ocorrerão até 2016. O plano elaborado pela consultoria prevê a implementação de mais de 150 novas rotinas na instituição.
“Serão quatro anos de intenso trabalho, onde o plano de implementação encontra-se definido, com um calendário rigoroso a ser cumprido. A reformulação é completa, indo desde a modificação do sistema de gestão de pessoas, auditoria interna, estrutura das Promotorias de Justiça, núcleos de perícia no estado e relação integral com o Planejamento Estratégico da instituição”, destaca o procurador-geral de Justiça.
Modificações
O procurador-geral destacou algumas modificações que serão realizadas nos próximos quatro anos. O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) será dividido em dois setores: um, que continuará se chamando Gaeco, terá status de órgão de execução e será o primeiro passo para a criação das futuras promotorias de investigação; o outro será o Núcleo de Inteligência que vai dar suporte aos setores do MPPB.
Serão criados três núcleos de perícias e diligência, sendo um em João Pessoa, um em Campina Grande e outro em Patos. Esses órgãos terão economistas, engenheiros ambientais, médicos sanitaristas, psicólogos, assistentes sociais e contadores públicos que darão suporte técnico ao trabalho das promotorias em todo o estado.
Outro órgão que será criado na estrutura do Ministério Público é a auditoria interna. Ela será responsável pelo monitoramento da performance dos servidores da instituição. Também será criada a Secretaria de Planejamento e Gestão que terá o mesmo status da Secretaria-Geral.
Projeto
O Projeto de Reestruturação Organizacional do MPPB foi lançado oficialmente no dia 28 de maio deste ano, tendo a Empresa 3Gen responsável pelo projeto. Nas primeiras etapas, os consultores da 3Gen revisaram as rotinas do Ministério público de forma coerente e analítica, verificando quais os pontos que deveriam ser melhorados para construir um desenho do Ministério Público do futuro.
Tudo começou com entrevistas com a administração superior; depois foi feito um diagnóstico da estrutura e das rotinas. A terceira etapa foi o mapeamento das atuais rotinas organizacionais das atividades fim e meio. Mapeadas as rotinas, foi realizado o redesenho delas com identificação de controle para as rotinas e proposta de metas. Após isso, foi a etapa de desenho da nova estrutura organizacional do Ministério Público, com o dimensionamento das equipes de trabalho e descrição dos cargos. A sexta e última etapa foi o diagnóstico do quadro funcional com análise de perfil e competências para as novas rotinas.
Palestra
Após a apresentação, o professor Anderson Cavalcante, renomado autor de inúmeras obras na área motivacional sobre “O que realmente importa”. Ele destacou a importância das escolhas que fazemos ressaltando que é fundamental que cada escolha seja feita conscientemente, porque elas definirão o futuro de cada pessoa. Ele também falou sobre a necessidade de ter uma nova visão da vida. O palestrante ressaltou ainda que todos têm uma missão no mundo e essa missão é o combustível da alma.