Polêmica

MPF encaminha à justiça pedido para cancelar matrícula de reitor da UFPB aprovado por cota no Sisu

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou, nesse domingo (24), uma Ação Civil Pública contra a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o reitor Valdiney Gouveia, para que a instituição de ensino exclua Valdiney da lista de aprovados para o curso de Engenharia de Produção da instituição.

Ainda, o MPF solicitou que a UFPB desconsidere a aprovação de Valdiney pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde foi aprovado pelo sistema de cotas, para quem estudou em escola pública. A petição foi encaminhada para a 3ª Vara da Justiça Federal, para a procuradora Janaína Andrade.

O órgão relembrou a notícia de que um candidato de 17 anos, estudante de escola pública do Estado da Bahia, se sentiu prejudicado em decorrência da aprovação do reitor como cotista no Sisu. O MPF solicitou a Valdiney que não realizasse a sua matrícula, o que não foi aceito.

Na ação deste domingo, a procuradora determina que a UFPB se abstenha de realizar a matrícula do reitor, pois na sua visão, houve mau uso do sistema de cotas

“Tem o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior de pessoas que, em decorrência de suas condições sócio-econômicas, egressos de escolas públicas, teriam presumida dificuldade de concorrer em igualdade com os demais concluintes do 2º grau”, diz trecho da ação.

Procurado pelo G1 Paraíba, o reitor disse que se trata de uma competência do MPF e que aguardará o andamento do processo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba