Morte de Ronaldo provoca grande comoção em CG

Foto: Arquivo/Jornal da Paraíba

Após a confirmação, na manhã de ontem, da morte do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, que exerceu mandato entre 1990 e 1994, os campinenses lamentaram a perda de quem para eles foi mais do que um homem de vida pública, que lutou pelo crescimento de Campina Grande e do Estado. Sem poupar palavras que renderam vastas homenagens ao poeta autor de vários livros e membro titular da Academia de Letras de Campina Grande e da Paraibana, seus conterrâneos, cidadãos comuns e personalidades polícias destacaram o quanto a Paraíba perde com a morte de um dos ícones da história do Estado.

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, lamentou o falecimento de Ronaldo e decretou luto oficial no município por três dias. Segundo ele, Campina e a Paraíba perdem um de seus filhos ilustres. “Faço o registro de que a sua passagem entre nós foi marcada por intensas atitudes, como homem, como político, como administrador e homem da literatura”, afirmou Veneziano, acrescentando que Ronaldo ultrapassou os limites territoriais na política.

Ao mesmo tempo em que lamentou o falecimento de Ronaldo, Veneziano demonstrou solidariedade com os familiares, neste momento tão difícil. “Ao fazer este registro, rogamos a Deus que o acolha em um bom recanto. Meus mais sinceros sentimentos a todos os seus familiares”, disse o prefeito. “Ronaldo, nome forte que elevou a nossa Paraíba. Que o senhor lhe dê o conforto devido, e que a sua alma descanse em paz. Força aos familiares”, desejou.

O presidente da Câmara de Campina, Nelson Gomes Filho, externou o seu pesar pela morte de quem para ele foi uma das figuras ilustres para a história de Campina Grande e de toda a Paraíba. “A Paraíba está de luto. Descanse em paz poeta”, registrou Nelson, que em nota disse ser difícil suportar o adeus da despedida e que o Legislativo campinense, seus vereadores e funcionários manifestam profundo pesar e se solidarizam com seus familiares pela perda irreparável do poeta que ofereceu durante a vida o seu amor por Campina.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo, destacou a trajetória de Ronaldo e sua colaboração para a história da Paraíba. “Ronaldo Cunha Lima foi um político que muito colaborou para a transformação da realidade do povo da Paraíba. Era sensível, solidário e extremamente inteligente”, apontou.

Já o vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Edmilson Amorim, lamentou a morte do ex-governador e ratificou a perda de um dos ícones da política paraibana. “A administração da universidade se sente muito tocada por esse momento. Como cidadão, reconhecemos ele como um mito da política paraibana”, disse.

Já a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, apontou que o legado deixado por Ronaldo se fará presente constantemente na vida de seus conterrâneos. “Poeta Ronaldo: Presente! Presente! Sempre!”, publicou em sua conta no Twitter.

Em nota de pesar, a Arquidiocese da Paraíba estendeu suas condolências à família, reconhecendo a eficaz trajetória no meio político e literário de Ronaldo. “Com os meus sinceros votos de pesar, fica a minha prece com o meu terno abraço de gratidão por tudo o que Ronaldo Cunha Lima representou para este Estado e seu amado povo”, assinou dom Aldo Pagotto, arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Do Blog com JP Online