´Morrer pra germinar´

Arimatea Souza

Fatia milionária

Um levantamento, com base nos balancetes da prefeitura campinense, que chegou às mãos de alguns vereadores, aponta que, na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a Construtora Maranata teve faturas empenhadas que chegam a R$ 104 milhões e 995 mil.
Desse valor, foram pagos R$ 90 milhões e 663 mil.

Subscrições

A vereadora Ivonete Ludgério (PSB), propositora da ´CPI da Maranata´, já conseguiu as oito assinaturas necessárias à apresentação do pedido de CPI.

Dilma está virando…

… Uma frasista: “Eu fiz e estou fazendo tudo. Só não saímos vestidos de baiana”.
A presidente falava sobre os esforços do governo para redução da miséria.

Desnecessário

Em entrevista à TV Cabo Branco, o presidente da Cagepa, Deusdete Filho, assegurou que a curto prazo não existe a necessidade de racionamento d´água em Campina.

A saudação

Do governador Ricardo Coutinho, ao cumprimentar (dias atrás) numa solenidade o deputado/secretário da PMCG Guilherme Almeida (PSC): “Nós vamos estar mais juntos do que nunca para melhorar a vida das pessoas”, através da agricultura familiar.

Resgate

No vácuo da anunciada e consumada renúncia de Bento XVI da condição de timoneiro da Igreja Católica, o segundo nome mais recorrentemente citado é o de João XXIII.

Lendário

Vale resgatar que João XXIII foi um papa marcante e emblemático na história recente da Igreja, ao ponto de ser conhecido como o ´papa bom´.

Octogenário

Sem rigor ou preciosismo históricos, recorde-se que João XXIII estava rondando os 80 anos quando foi escolhido, no final da década de 50 do século passado, para suceder ao papa Pio XII.

Finitude

Até por sua idade, foi indicado – e rotulado – como um ´papa de transição´.
Ou seja, alguém que a própria idade faz projetar a limitada duração de seu pontificado.

´Revolução´

Mas eis que o ´ancião´ protagonizou algo inesperado: convocou o famoso Concílio Vaticano II, que estabeleceu o balizamento da igreja romana para as décadas seguintes, com uma mudança – e evolução – das práticas e ritos de então.

Exemplificação

A título de simbologia, cite-se o fim da obrigatoriedade da celebração da missa em latim, mundo afora.

Passando a limpo

O Concílio, uma espécie de – digamos – constituinte da igreja, envolveu, durante três anos (1962/1965), as principais autoridades eclesiásticas discutindo (e deliberando) sobre o que (e como) inovar e introduzir numa instituição desconectada da realidade naquele período.

Serenidade

João XXIII tinha consciência do alcance de sua ousadia, mas também de suas limitações físicas e humanas.

Tanto é verdade, que coube ao seu sucessor, Paulo VI, concluir e promulgar o ´Vaticano II´.

Freio

Os especialistas realçam que a morte de João XXIII implicou em alguns recuos nas deliberações conciliares por parte de seu sucessor.

Exemplos

Limitação das atribuições das conferências (nacionais) episcopais; abrandamento da autonomia dos bispos; rejeição à flexibilização do celibato; mitigação na atuação dos leigos; contenção das propostas na direção do ecumenismo; e, principalmente, breque na valorização da mulher na hierarquia católica.
Bases das mudanças

Voltemos ao início da Coluna: por que João XXIII é tão citado na saída de Bento XVI?
Porque o agora papa emérito também demonstrou consciência de suas limitações, mas, na reta final de seu pontificado, adotou medidas verticais, propagou reflexões azedas sobre a Igreja e verbalizou recomendações que impuseram aos cardeais que vão escolher o seu sucessor posicionamentos e atitudes contra situações que ameaçam a instituição milenar.

Bento XVI não deixou espaço para o imobilismo e/ou a indiferença.

Analogia

“Ele abriu a dispensa, os armários e as gavetas da casa, expondo a situação e cobrando providências que a sua idade e saúde já não permitiam adotar”, exprimiu, figurativamente, o padre José Assis Pereira Soares, da diocese campinense.

Frase por empréstimo

Sem o gesto trágico (tiro no coração) que resultou na morte do ex-presidente Getúlio Vargas, cabe parodiar a célebre frase que marcou o episódio: ´Saio do pontificado para entrar na história´.
Assim seja!

O que diz a direção do PMDB/PB sobre a debandada de prefeitos?…