Os moradores do bairro Valentina Figueiredo denunciaram que para praticar atividades físicas no ginásio público Odilon Ribeiro Coutinho estão tendo que pagar uma taxa aos funcionários que se identificam como sendo da prefeitura de João Pessoa. Os atletas precisam pagar R$ 1 por pessoa para jogar no espaço público.
“Moro aqui há 25 anos e nunca vi uma coisa dessa”, lamentou Carlos Antônio. Segundo o morador, os funcionários justificam a cobrança alegando que a taxa é para a manutenção da quadra de esportes. “Como esse tempo chuvoso não é possível jogar na outra quadra que não é coberta, por isso temos que ir para a Odilon Ribeiro Coutinho”, disse Carlos Antonio.
Ainda segundo Carlos, três funcionários se revezam para fazer as cobranças aos atletas. “Eles dizem que são da prefeitura”, finalizou o morador. Na manhã deste domingo (10), Carlos esteve no local e fotogrou a tabela com os horários e as cobranças.
A reportagem ligou, sem se identificar, para o telefone de um desses funcionários informando que queria utilizar a quadra para a prática de esporte. Ele informou que o pagamento era cobrado apenas no fim de semana. Isto porque não havia funcionário da prefeitura para tomar conta do ginásio. Por esse motivo o valor estava sendo cobrado aos atletas para pagar uma segunda pessoa para fazer a manutenção do ginásio.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da prefeitura de João Pessoa. O assessor disse desconhecer a prática, mas que procuraria obter mais informações para em seguida retornar com alguma posição sobre a prática indevida.
Do Blog com Paraíba1