Ministro inaugura hoje a primeira UPA de Campina

Será inaugurada hoje em Campina Grande a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA-24h) com porte de atendimento nível III da Paraíba. A solenidade será às 9h, no bairro do Alto Branco, e contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A UPA de Campina Grande terá capacidade para realizar até 450 atendimentos por dia e poderá cobrir uma área total de até 55 municípios da região através do Samu 192. O atendimento começa na próxima segunda-feira, dia 14.

A UPA de Campina Grande tem uma estrutura capaz de resolver grande parte das urgências e emergências, desde casos de pressão alta, febre e diarreia, até ocorrências mais sérias como fraturas, cortes, infarto e derrame em fase inicial. “Esta estrutura vai desafogar a rede hospitalar do município e vai garantir uma retaguarda ao Samu, mas a porta também vai estar aberta para a população que procurar atendimento”, garantiu Tatiana Medeiros, secretária de Saúde de Campina Grande.

Na manhã de ontem, Tatiana Medeiros fez uma visita à UPA, localizada na rua Manuel Tavares, e verificou a preparação dos últimos detalhes da estrutura antes do início do funcionamento.

Ela realizou a inspeção juntamente com a equipe administrativa que vai assumir a direção da nova unidade.

Atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, a UPA de Campina vai dispor de seis médicos plantonistas por dia, sendo dois clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista e um especialista em odontologia. Mas a estimativa da gestão municipal é ampliar esse número de acordo com a demanda.

“Estamos montando uma equipe de ortopedia, indo além da exigência mínima do ministério”, afirmou Tatiana Medeiros.

A equipe será formada ainda por 46 técnicos de enfermagem, 21 enfermeiros, sete técnicos de radiologia e outros sete de aparelho engessador, além de profissionais de apoio e da área administrativa.

A estrutura de atendimento da UPA é composta por 20 leitos, seis salas de exames, duas salas para classificação de risco e duas salas de urgência, além da farmácia e posto policial. A estrutura poderá até mesmo atender casos mais graves, estabilizando o paciente para que ele possa ser encaminhado para um hospital especializado. O atendimento será regulado pelo Samu 192.

A UPA de Campina Grande vai funcionar em uma área total de 5,5 mil metros quadrados (m²) e 1,7 mil m² de área construída e receberá o nome do médico Raimundo Maia de Oliveira, em homenagem ao fundador da Clínica Dr. Maia.

Do Blog com JP Online