O município de Sousa será um das poucas cidades em todo o mundo a receber postumamente um projeto assinado pelo maior arquiteto da História do Brasil. Na terça-feira, 23 de abril, quatro meses após a morte de Oscar Niemeyer, o prefeito de Sousa, André Gadelha, recebeu os esboços de um centro cultural projetado pelo renomado arquiteto. “É um maravilhoso presente oferecido à cidade pela primeira-dama Mabel Mariz”, disse André Gadelha ao receber os desenhos originais, em Brasília, das mãos da viúva do governador Antonio Mariz, que morreu durante seu mandato, em 1995.
Para o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB), o centro cultural vai integrar o novo roteiro turístico da região, que inclui o Parque do Vale dos Dinossauros e o Memorial do Couro, com acervo dedicado ao modo de vida no Sertão e instalações em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e suas obras literárias. “Desde já iremos buscar recursos para viabilizar a construção deste novo centro cultural, que beneficia tanto a arte quanto o desenvolvimento do turismo”, afirmou o deputado.
O esboço foi feito por Niemeyer também em 1995, a pedido do então governador Mariz, que desejava construir em Sousa um centro que valorizasse a cultura e a educação na Paraíba, além de atrair visitantes de diferentes regiões do Brasil. Com a morte de Mariz, os originais permaneceram com sua esposa, Mabel. “Fico extremamente agradecido por ela presentear Sousa durante a minha administração”, afirmou André Gadelha. “Não mediremos esforços para realizar esse grande sonho.”
Mantida inelegibilidade de Marconi
O ex-vereador Marconi Paiva teve um recurso negado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições de 2012, ele teve a candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa em virtude de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Ele apresentou provas no processo de que conseguiu regularizar a situação no Tribunal de Contas. Só que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral entenderam que a decisão em nada altera a situação dele, que no momento do registro da candidatura estava inelegível.
Vereador quer Tribuna Cidadã na CMJP
O vereador Raoni Mendes (PDT) lançou o projeto Tribuna Cidadã na sessão ordinária desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A iniciativa pretende reservar, durante a sessão ordinária das quintas-feiras, espaço na tribuna da Casa para que cidadãos, representantes de classes, organizações e associações legalizadas da Capital possam reivindicar seus direitos e propôr melhorias para João Pessoa.
“Percebi que, entre os grandes anseios do povo da Capital, estão a participação popular e a transparência pública. O projeto da Tribuna Cidadã objetiva aproximar o povo das sessões ordinárias da CMJP e oferece um valioso espaço de participação aos representantes de classes e associações devidamente legalizadas da Capital. Esta será mais uma ferramenta de inovação, comunicação e reivindicação do Poder Legislativo”, ressaltou Raoni Mendes.
De acordo com o vereador, a Tribuna Cidadã da CMJP será um projeto pioneiro entre os órgãos do Poder Legislativo da Paraíba e das Capitais do Nordeste. “Com essa atitude inovadora, a Câmara se colocará na posição de vanguarda entre os Poderes Legislativos paraibanos e das Capitais nordestinas”, adiantou Raoni Mendes.
Na ocasião, o parlamentar pediu que cópias da matéria sejam distribuídas para os vereadores da Casa, para que todos possam se aprofundar no projeto, fazer críticas e dar sugestões.
Senador Vital do Rego comemora sanção da Lei da plástica de mama
Como membro da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde (CASSAUDE) e defensor no Senado da cirurgia plástica reparadora da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer (Lei nº 12.802), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comemorou a sanção da presidente Dilma da (Lei nº 12.802) publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira (25).
Baseado no texto aprovado, quando houver condição técnica, a reconstrução será efetuada no mesmo momento em que for realizada a cirurgia para retirada do câncer. No caso de impossibilidade de reconstrução imediata segundo Vital, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia imediatamente após alcançar as condições clínicas requeridas. A nova Lei altera a de nº 9.797, em vigor desde 6 de maio de 1999.
Prefeitura dará reajuste aos professores
A Prefeita Francisca Motta recebeu nesta quinta-feira, 25 de maio, na sede da Prefeitura Municipal de Patos, a diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região – SINFEMP.
Segundo a Prefeita Francisca Motta, esta foi à terceira audiência com a diretoria do Sindicato, para que avanços aconteçam nas negociações referentes ao reajuste salarial de professores, embora o Município já pague o piso nacional.
Segundo Francisca Motta, independente da aprovação da plenária, o Município já concederá 2% (dois por cento) de reajuste salarial para os professores a partir de maio.
Vereador solicita mais uma agência bancária para a Zona Sul
O vereador Marmuthe Cavalcanti (PT do B) voltou a se reunir nesta quinta-feira (25), com representantes de agências bancárias na Paraíba; Desta vez, foi com a equipe do Banco do Brasil. Na audiência, o vereador solicitou ao Superintendente do Banco do Brasil em nosso Estado, Evaldo Emiliano de Souza e o Gerente Administrativo, Marcone Pereira, a instalação de uma agência no bairro do Valentina de Figueiredo.
O vereador Marmuthe apresentou um projeto durante a audiência, onde continha dado contundentes da necessidade para a instalação de uma agência do Banco do Brasil no bairro.
“Nós apresentamos ao doutor Evaldo e ao doutor Marcone, esse projeto que pede a instalação deste equipamento bancário no bairro do Valentina de Figueiredo, com todos os dados que mostram a necessidade de um Banco do Brasil, pois o crescimento populacional, comercial e econômico do bairro, está crescendo de uma forma intensa”, relatou.
MPF disponibiliza a consulta processual a qualquer cidadão
A transparência é, evidentemente, um dos valores fundamentais da República. A afirmação foi feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, nesta quinta-feira, 25 de abril, no lançamento de novos instrumentos de transparência da atuação institucional do Ministério Público Federal (MPF). A apresentação ocorreu na solenidade de abertura do Seminário sobre Acesso à Informação no MPF, realizado no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O objetivo do evento é discutir a importância da cultura de acesso à informação e do caráter indispensável da observância pelo MPF.
O PGR relatou o esforço da instituição para aprimorar o Portal da Transparência, responsável pela divulgação dos dados institucionais. As novas ferramentas, na visão de Roberto Gurgel, concretizam o dever de informar e de se comunicar com a sociedade, consolidado pela Lei de Acesso à Informação (LAI). “A transparência é dever de qualquer órgão público e o Ministério Público tem de ser absolutamente exemplar nisso”, pontuou.