MINISTRO AGUINALDO RIBEIRO PREOCUPADO COM PRAZOS PARA A COPA

:

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, manifestou preocupação com o andamento e a operação das obras do metrô do Recife. Ribeiro, que esteve de passagem pela capital pernambucana nesta segunda-feira (27), utilizou os problemas registrados durante a Copa das Confederações, em 2013, como exemplo; “É importante observar as coisas que não funcionaram ou que foram gargalos para acompanhar de perto. Por isso, estamos acompanhados do presidente da CBTU para superar as dificuldades”, disse; O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) assegurou que o cronograma será cumprido

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, manifestou preocupação com o andamento e a operação das obras do metrô do Recife. Ribeiro, que esteve de passagem pela capital pernambucana nesta segunda-feira (27), utilizou os problemas registrados durante a Copa das Confederações, em 2013, como exemplo. “É importante observar as coisas que não funcionaram ou que foram gargalos para acompanhar de perto. Por isso, estamos acompanhados do presidente da CBTU para superar as dificuldades”, disse. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) assegurou que o cronograma será cumprido.

A principal obra de mobilidade urbana em andamento para a Copa do Mundo é a implantação do Terminal de Integração Cosme Damião, que irá se conectar ao BRT do Corredor Leste-Oeste, cuja estação contará com quatro escadas rolantes. O ministro ressaltou que “as obras de mobilidade ficam como legado, e nossa principal preocupação é acelerar os prazos de entrega. O governador garantiu que os prazos serão cumpridos. “Vamos cumprir o cronograma para a Copa”, disse Campos. “É mais do que isso, têm muitas obras na matriz da Copa que vão melhorar o ir e vir das pessoas”, complementou.

Eduardo explicou que há um conjunto de obras a serem entregues, devidamente dentro do cronograma. “São obras que são necessárias à população, que são devidas a Pernambuco há muitos anos. Muitas delas são projetos dos anos 80 ainda, e que não saíram do papel porque o Brasil entrou em tempos de crise, de baixo investimento, e só agora estamos conseguindo viabilizar”, observou. Entre os projetos em execução estão a atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), criação de corredores exclusivos para ônibus, uso do Rio Capibaribe como alternativa de transporte, implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre outras ações.

Após a visita as obras do Terminal de Integração Cosme Damião, o ministro conheceu as obras de acesso e as instalações da Arena Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife.