Polêmicas

Ministro Aguinaldo Ribeiro lança programas na PB

foto

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, lançará hoje pela manhã, no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba, a Oficina de formação sobre programas da Pasta, direcionada a prefeitos do Estado. Para ele, é importantíssima a parceria deflagrada com a UFPB e o Idep, com vistas à orientação técnica dos 223 gestores paraibanos sobre as ações desenvolvidas no âmbito do ministério, ajudando-os na elaboração de projetos qualificados que viabilizem a obtenção de recursos junto ao governo federal, principalmente nas áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e abastecimento de água. Haverá assinatura de um protocolo com a reitora Margareth Diniz e com o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Estado, Idep, Luiz Renato, para a efetivação de ações conjuntas.

De acordo com Aguinaldo Ribeiro, o ministério das Cidades liberou, no ano passado, recursos da ordem de R$ 500 milhões para a elaboração de projetos e a construção de empreendimentos nas mais diferentes áreas. “Esse é um dos desafios dos municípios na execução das obras, mas o ministério tem recursos para ajudá-los a superar esse entrave e tirar o empreendimento do papel”, adiantou. A Oficina de formação pretende apresentar aos gestores e técnicos de prefeituras municipais as principais ações e projetos no âmbito do ministério das Cidades para o apoio às suas iniciativas. Todos os 223 administradores foram convidados a participar do evento.

O professor Luiz Renato acentua que a parceria com o ministério das Cidades evidencia um modelo de gestão inovador, implantado a partir da ascensão da professora Margareth ao comando da Universidade Federal da Paraíba. “Esse convênio é mais um passo objetivo e prático para ultrapassarmos os muros da instituição, aproximando a Universidade da sociedade através das prefeituras”, definiu, elogiando a sensibilidade do ministro Aguinaldo Ribeiro em oferecer alternativas ao desenvolvimento econômico e social da Paraíba. A assessoria do ministério divulgou declarações de Ribeiro, segundo as quais o povo quer resultados e não apenas discurso. Na prática, os objetivos principais do convênio a ser celebrado hoje são os seguintes: fomentar o aprimoramento técnico dos agentes municipais por meio de um conjunto de informações necessárias sobre programas e ações do ministério, dialogar sobre os programas e políticas do ministério sobre as formas de acesso e financiamento disponíveis, debater sobre os modelos institucionais adequados para a viabilização de projetos urbanos e os investimentos e custos estimados para a sua implementação e apresentar as estratégias de viabilização dos projetos urbanos, com riscos, vantagens e benefícios ambientais, sociais e econômicos.