Polêmicas

Ministra esclarece declarações sobre a seca

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, lamentou ontem os impactos negativos que a seca vem causando na região Nordeste. Por meio de uma nota, ela explicou declarações dadas ao JORNAL DA PARAÍBA, quando afirmou que, apesar da região estar passando por uma grave estiagem, o povo não está passando tanta fome.

Tereza Campello esteve em João Pessoa na terça-feira para a inauguração do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião ela falou que “ao contrário das outras secas, o povo não está passando fome. As pessoas estão passando necessidade, estão sofrendo muito, mas a gente não vive a fome como viveu em outras situações”.

Na nota divulgada ontem, o MDS diz que Tereza Campello jamais minimizou os efeitos da seca no Nordeste. “A ministra lamenta os impactos negativos da seca para a economia da região, inclusive com prejuízos às ações de inclusão produtiva do Brasil Sem Miséria em áreas rurais. A ministra também reafirma a importância dos recursos do Bolsa Família para mais de 7 milhões de famílias do Nordeste e quase 505 mil famílias da Paraíba adquirir alimentos, remédios e gêneros de primeira necessidade”, traz o documento, acrescentado que os recursos investidos pelo governo federal já ultrapassam R$ 11,6 bilhões ao ano.

O MDS assegura ainda que apoia e participa de ações de mitigação da seca e de convivência com o semiárido, pois a população pobre é mais gravemente atingida pela estiagem.