Saúde

Ministério Público recomenda adoção de medidas para ampliação do "Teste do Pezinho" em municípios da Paraíba

Teste do Pezinho

Pelo menos 23 municípios paraibanos receberam recomendação para a adoção das medidas necessárias, em busca da efetivação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, o conhecido “Teste do Pezinho”, por parte do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Sendo assim, a entidade já emitiu recomendações gestores de 90 cidades. Os documentos seguiram as orientações da Nota Técnica divulgada em maio de 2022, pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do MPPB (CAO da Saúde), para prevenir agravamento do quadro de saúde e mortes de recém-nascidos.

As recomendações foram destinadas aos municípios de Alcantil, Barra de Santana, Boqueirão, Cabaceiras, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz, Junco do Seridó, Mari, Paulista, Riachão do Poço, Riacho de Santo Antônio, Santa Luzia, São Bento, São José do Sabugi, Sobrado e Várzea.

Dentre as recomendações, que variam de acordo com a situação de cada município, estão a capacitação contínua das equipes de coleta, busca ativa de recém-nascidos, a implantação de postos de coleta nos municípios e o cadastro dos municípios no Matrix-NET.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Ascom / MPPB