Polêmicas

Meu Amigo "Charlie Brown"

Bruno Filho

Sabendo da visita de Benito Di Paula à Capital,aonde realizaria um show, lembrei de grandes sucessos do ex-morador do bairro de Jaguaribe e que passou dos 70 anos de idade cantando, e com muita saúde.Havia temor quanto à vida de Benito,fluninense nascido Uday Vellozo, pois logo que começou a carreira foi divulgado que ele seria um homem doente.

Lembro-me muito bem de ler e ouvir que era hemofílico,não viveria muito, e que a qualquer momento poderia nos deixar.Isso foi 40 anos atrás e nunca tive confirmação sobre isso , lógico que de lá para cá a medicina evoluiu tremendamente e novos medicamentos foram criados para o combate à essa terrível doença.

Então…por quê lembrei exatamente de “Charlie Brown” ? Fãcil.Só lembrar da letra da canção e assim veremos que era uma espécie de relatório que o cantor e compositor fazia,imitando um diálogo com o suposto personagem, aonde a intenção principal contar e oferecer a ele as novidades da época.Uma forma de escapar da censura e nesse caso, elogiar o Brasil.

Muitas músicas tiveram este perfil, a mais famosa de todas na minha opinião aquela em que Chico Buarque canta uma suposta carta escrita a amigos do exílio.Num certo trecho o refrão diz…”aqui na terra tão jogando futebol…tem muito samba….muito choro…e rock in roll…” E termina… “a coisa aqui tá preta…”.

Pois lá vai.Depois de 40 anos eu poderia usar as duas para escrever a quem fosse,obviamente nos dias de hoje sem necessidade já que com as redes sociais acabaram as cartas, e com o final da ditadura é permitido dizer muitas coisas,embora ainda nem todas que gostariamos.

Lembrando de Benito, eu digo a esse suposto “Charlie Brown” de hoje em dia…” se voce quiser vou lhe mostrar…” os mesmos problemas de saúde, educação,moradia,segurança,drogas,falta de emprego,desrespeito aos direitos do cidadão e desigualdade social cada dia maiores.

“Se voce quiser,vou lhe mostrar mais…” a sêca,o povo passando fome,o governo gastando desbragadamente,obras inacabadas,malversação do dinheiro público,licitações duvidosas,superfaturamento e ainda por cima escandalos que ameaçam e não levam ninguem para a cadeia.

Benito me permitindo, volto para Chico, e digo que aqui na terra mais do que nunca estão jogando futebol,um futebol caro de bilhões de reais,num evento digno de analise.Talvez seja o maior gasto diário em média, de todos os eventos realizados até hoje no Mundo em qualquer ramo cultural e esportivo.É algo sem precedentes.

E nós “embarcamos” nessa, sou um homem do futebol,para que eu escreva isso me dói muito. Não posso fugir da verdade e deixar que passem em branco coisas que considero erradas.Sei que pouco posso fazer,o que posso é lutar sempre e farei isso.É um dos meus papéis como jornalista.

Meus queridos cantores e compositores,vocês não tem nada com isso.Um mais à direita,outro mais à esquerda tem o direito de colocar seu trabalho e idéias à apreciação pública.Além disso quero cumprimentá-los pois os assuntos são pertinentes até os dias de hoje.

Das duas,uma.Ou vocês anteciparam o futuro como autênticos profetas tentaram fazer, ou então foi nosso país que não avançou,talvez tenha até retrocedido no tempo.Prefiro ficar com a primeira hipótese,pois se acreditar na segunda me sentirei órfão,aliás coisa que já sou.

Se o Mundo não acabar como alguns anunciam,terão tempo de fazer outras canções que tragam lembranças no futuro como as que marcaram minha adolescência.Lembro-me da noite em que assisti Benito num salão que comportava 1000 pessoas e tinhamos 3000.Sucesso absoluto ele e o seu “Charlie Brown”,que não é como o meu.Não tive esta sorte !

Bruno Filho,jornalista e radialista,gosta mais de Benito cantando e tocando e de Chico compondo.Gênios !