A orla de João Pessoa testemunhou um réveillon atípico nesta virada para 2021, vivido em meio à pandemia de coronavírus: sem música, sem shows e quase sem fogos. No entanto, isso não impediu que algumas pessoas fossem ao Busto de Tamandaré, tradicional ponto de encontro da cidade, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, para receber o Ano Novo.
Ao longo dos últimos dias, a Prefeitura Municipal de João Pessoa afirmou que estava proibida a instalação de tendas, mesas e cadeiras na praia, mas não houve nenhuma fiscalização na área e as determinações da prefeitura foram desrespeitadas. Durante as primeiras horas desta sexta-feira (1º), mesas e cadeiras podiam ser vistas ao longo da orla.
E em outro ponto da orla da cidade, no Bessa, o número de pessoas era menor, mas a cena se repetia: pessoas sem máscaras, em mesas e cadeiras instaladas na areia da praia. Nos dois locais, contudo, a festa era improvisada, organizada pelos próprio público, que também soltou os poucos fogos que foram vistos na chegada de 2021.
Apesar das aglomerações pontuais, o cenário neste réveillon foi diferente daquele da virada de 2019 para 2020, quando João Pessoa teve shows de Mano Walter e Kevin Ndjana para comemorar o Ano Novo. Na chegada de 2020, milhares de pessoas foram à praia para acompanhar o evento, que contou com uma grande estrutura de palco e de som.
Na Grande João Pessoa, a Prefeitura Municipal de Cabedelo fechou a avenida principal de Intermares e colocou uma intensa fiscalização, impedindo o trânsito e a permanência dos moradores na praia.
O ano de 2021 chega com um cenário de alta no número de casos positivos de coronavírus. Na última quinzena, a Paraíba voltou a registrar uma média de mais de mil casos diários. De acordo com o último balanço do ano, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, já são 166.484 casos positivos da doença e 3.672 mortes por Covid-19 na Paraíba.
Fonte: G1
Créditos: G1