boletim informativo

Mesmo com feriado prolongado, prefeitura afirma que ações de combate à malaria continuam no Conde

Na última terça (25), mais um caso foi registrado. Uma venezuelana foi diagnosticada com a doença e segue internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

A Secretaria Municipal de Saúde do Conde continua com as ações de combate à malária na cidade. O feriado prolongado de 20 à 24 de junho, que neste ano foi maior devido a proximidade de Corpus Christi com o São João, não interferiu nos trabalhos para minimizar a incidência de casos da doença.

Além de conscientizar a população do município, os agentes comunitários de saúde estão realizando buscas ativas nas regiões que tiveram casos registrados.

Na última terça (25), mais um caso foi registrado. Uma venezuelana foi diagnosticada com a doença e segue internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Venezuelana é internada com malária no Hospital Universitário

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO N.º 03/2019 SOBRE A MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE CONDE

A Malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a Malária. Pessoas que tiveram vários episódios de Malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção.

A Malária não é uma doença contagiosa. Uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente à outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito  Prego),  infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, porém em menor quantidade.

Os principais sintomas da Malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, em dias intercalados. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Reforça-se aqui a necessidade de, ao surgimento de quaisquer sintoma característico para a doença, principalmente febre, procurar imediatamente o serviço municipal de saúde, para diagnóstico precoce e início de tratamento, em caso positivo. A automedicação, neste caso, pode aumentar a gravidade da doença e pôr em risco a saúde do paciente.

As ações continuam sendo realizadas com as equipes da Secretaria de Saúde do município realizando a busca ativa nas regiões onde os casos foram identificados, além da conscientização da população por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que frequentemente visitam as residências dos moradores e moradoras da região.

As equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde estão capacitadas para realização do teste rápido ou o de gosta espessa. No caso de confirmação, o município também oferece o tratamento.

Em caso de dúvidas ou sintomas, reforçamos que seja procurada a UBS mais próxima de sua residência ou o Pronto Atendimento (Policlínica), que funciona todos os dias 24h. A Secretaria de Saúde tem um telefone exclusivo para atendimentos relacionados a Malária (83) 98187-6740.

Durante o feriado prolongado de 20 à 24 de Junho, a Secretaria Municipal de Saúde manteve incessantemente as ações de busca ativa e passiva no município, organizando o serviço em regime de plantão, no pronto atendimento e escala de busca ativa no território da região endêmica, de forma que nenhum paciente com sintomas suspeitos fosse desassistido.

Os profissionais do serviço de pronto atendimento permaneceram em alerta aos pacientes que surgissem com relato de febre nos últimos três dias. Foram realizados durante esse período 41 Testes Rápidos e 60 Lâminas de Gota Espessa, além do serviço de Pronto atendimento, a equipe de busca ativa não suspendeu suas atividades durante o feriado, atuando nas regiões de Gurugi II e Vale do Amanhecer, onde foram entrevistadas 107 pessoas e realizadas 41 Lâminas de Gota Espessa em pacientes sintomáticos, todos os resultados foram negativos para malária.

O último caso notificado no município foi no dia 14/06/19, paciente do sexo masculino, 32 anos, permanece hospitalizado e seu estado de saúde é estável.

Rogéria Gomes da Silva

Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde

Fonte: Secomd
Créditos: Secomd