Polêmicas

Menos da metade dos contribuintes de João Pessoa pagaram a cota única

Segundo dados da prefeitura do município, dos 246.157 carnês distribuídos, foram pagos 111.656. Os demais escolheram parcelar o débito

iptu

Menos da metade dos contribuintes de João Pessoa realizaram o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR). O prazo para o pagamento dos valores com 15% de desconto se encerrou na terça-feira (7). Segundo dados da prefeitura do município, dos 246.157 carnês distribuídos, foram pagos 111.656. Os outros 134.501 contribuintes escolheram a forma parcelada de quitar o débito anual, e agora devem prestar atenção ao calendário fiscal para não perder o prazo do pagamento das parcelas.

Segundo dados da Secretaria da Receita Municipal, o valor arrecadado pela prefeitura com o pagamento da cota única ultrapassa os R$ 46 milhões. A administração da capital espera arrecadar este ano mais de R$ 75 milhões com o imposto e a taxa.

De acordo com o diretor de Tributação da Serem, Paulo Freire, o número de contribuintes que já efetuou o pagamento superou a média de anos anteriores.

Os contribuintes que não pagaram a cota única e permanecem em débito com a prefeitura podem escolher entre pagar o valor inteiro, sem desconto, com vencimento no dia 7 de maio ou parcelar o pagamento.

Neste último caso, os contribuintes devem prestar atenção ao vencimento das parcelas. A primeira parcela de quem optou por pagar em até dez prestações venceu na última terça-feira, junto com o vencimento da cota única com desconto.

Por conta de problemas com a entrega dos carnês, muitos contribuintes receberam o documento vencido e isso fez com que a prefeitura de João Pessoa prorrogasse o prazo de pagamento da cota única com desconto.

Os boletos com o vencimento modificado podem ser impressos no site da prefeitura ou nos postos de atendimento da Serem. Além da data atualizada, os boletos novos podem ser pagos em qualquer agência bancária.

Jornal da Paraíba