A direção nacional do Partido dos Trabalhadores, em decisão da Câmara de Recursos, decidiu pela expulsão do ex-presidente do partido em Campina Grande, Alexandre Almeida, por descumprir orientação do partido nas eleições municipais de 2012 e judicializar o processo eleitoral em Campina Grande, inviabilizando as decisões políticas da direção nacional. Alexandre Almeida, por sua vez, pediu desfiliação da legenda antes que a decisão fosse homologada.
Com a saída de Alexandre Almeida, o diretório municipal de Campina Grande decidiu pela indicação do ex-vereador Perón Japiassú para assumir o comando da legenda na cidade. “Reza em nosso estatuto que cabe ao diretório municipal definir a nova presidência do partido”, explica o presidente do PT na Paraíba, Rodrigo Soares.
O presidente do PT paraibano estará presente na noite de hoje (3) em Campina Grande, acompanhando a condução de Perón Japiassú ao cargo. “Fomos convidados pelo diretório municipal e estarei acompanhando a reunião, enquanto presidente estadual, e quero aqui externar mais uma vez minha solidariedade ao PT e à militância de Campina Grande, que ajudaram a construir o PT, a eleição do presidente Lula e da presidenta Dilma, para que possamos reconstruir e reorganizar o diretório de Campina Grande”, disse o presidente do partido na Paraíba.
Rodrigo Soares lembra ainda que “o mais importante é que o PT de Campina está de volta às mãos da militância, que vai conduzir com muita destreza e altivez o projeto do partido, visando o ano de 2014 com a disputa do projeto nacional com a presidenta Dilma”.
Medida Provisória visa aumentar a liquidez dos bancos
O senador Cássio Cunha Lima apresenta, na condição de relator, o cronograma para realização de audiência publica e apresentação do relatório da MP 608, que modifica o sistema financeiro nacional com base no acordo de Basiléia III.
Segundo o senador, este tema é relevante, complexo e extremamente técnico. Em resumo segundo o senador, “a proposta visa aumentar a liquidez dos bancos para enfrentamento de períodos de crise”.
Na Comissão Mista do Congresso criada para analisar a MP 608 os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, são ocupados pelo deputado Cláudio Puty (PT-PA) e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O revisor será o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR).
A MP 608/2013, publicada no início do mês de março, faz parte da adaptação normativa do Brasil às recomendações do Comitê de Supervisão Bancária de Basileia (Basileia III). O argumento do governo é que ao tratar de crédito presumido e da emissão de letras financeiras, altera provisão de capital das instituições financeiras. Segundo o Banco Central essas normas objetivam promover a sustentabilidade do setor financeiro nacional por meio do aumento do capital mantido pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen, visando à absorção de choques e crises econômicas.
Vice-governador tem agenda movimentada em Campina Grande
Desde o final de semana que o vice-governador Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, mantém uma intensa agenda em Campina Grande. Sessão solene, recepção a políticos e posse de secretário estiveram na pauta do vice-governador.
Com a viagem do governador Ricardo Coutinho para o encontro dos governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rouisseff (PT) nesta terça-feira (2), coube a Rômulo Gouveia dá posse ao novo secretário de Interiorização, Carlos Antônio.
Rômulo participou da Sessão Solene em homenagem ao ex-governador Ronaldo Cunha Lima, na Câmara Municipal de Campina Grande. “Como político, Ronaldo era uma figura que tinha uma preocupação com os mais humildes e como poeta era encantador”, disse Rômulo durante a sessão proposta pelo vereador Alexandre Sindicato (PTC).
Ao lado do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), o vice governador prestigiou o lançamento do produto Galil sc, destinado a combater a praga da cochonilha do carmim. Ele é produzido pela empresa Milenia, apontada como a nona maior companhia do setor de agroquímicos no país.
Na segunda-feira (1), Rômulo recebeu no escritório da vice-governadoria na ‘Rainha da Borborema’ representantes da Associação do Taxistas e do Sindicato dos Fabricantyes de Calçados do Estado da Paraíba.
Nos encontros políticos, Rômulo Gouveia têm recebido dezenas de autoridades e lideranças políticas do interior em Campina Grande desde o último final de semana.
Hugo Motta participa de Ato Público a favor da valorização dos médicos
Na tarde desta terça-feira (2), deputados e senadores se reuniram com entidades médicas nacionais para discutir questões que envolvem a Saúde e a Medicina brasileira, como a entrada de profissionais estrangeiros, financiamento da saúde e trabalho médico.
Estudante de medicina, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) declarou que é muito importante a valorização profissional dos médicos, principalmente daqueles que trabalham em cidades do interior, onde os profissionais estão cada vez mais escassos.
“Vários são os problemas que o Brasil enfrenta na área da Saúde, e a desvalorização dos profissionais está entre eles. Esse debate que está acontecendo hoje entre os parlamentares e os profissionais é fundamental para que possamos tomar medidas justas e ficarmos cientes da situação. Não podemos esquecer que o médico é um profissional essencial para todo ser humano, além de ser uma profissão de altíssima responsabilidade por cuidar de vidas”, explicou.
O ato público aconteceu no auditório Petrônio Portela do Senado Federal e contou com a participação de membros do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), deputados e senadores.
Os médicos alegam que o Brasil enfrenta a contradição dos sucessivos anúncios de avanços no campo econômico com sérios problemas que persistem na esfera assistencial. Por isso, é preciso repercutir no Congresso Nacional e no Planalto o futuro que queremos para a saúde e para os médicos do nosso país.