O Senado Federal vai realizar uma sessão especial, na terça-feira (29), às 11h, para comemorar os 25 anos da Constituição. O anúncio foi feito na última quarta-feira (23) pela presidência da Casa, que se referiu à Carta Magna promulgada em 1988 como “a mais longeva Constituição democrática”.
Medalha – A criação da Medalha Ulysses Guimarães foi aprovada pelo Senado no último mês de agosto. A medalha leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte e vai marcar o transcurso dos 25 anos da promulgação da Constituição, sendo concedida a pessoas ou empresas que se destacarem na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. A criação da medalha é fruto de um projeto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Na cerimônia, serão condecorados com a Medalha Ulysses Guimarães todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte, além do relator-geral da Constituinte, o ex-senador Bernardo Cabral, e dos ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
A cantora Fafá de Belém, representando os artistas que mobilizaram o povo pela convocação da Constituinte, e o jornalista Rubem Azevedo Lima, representando a imprensa, também serão homenageados. Também será condecorado o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que na Constituinte defendeu as emendas populares.