Apesar de a assiduidade parlamentar no plenário da Câmara ainda estar aquém do que desejam os eleitores, a ausência de deputados em sessões deliberativas caiu no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período em anos anteriores. Um levantamento revela que os deputados que exerceram mandato nos primeiros meses desta legislatura faltaram, ao todo, 3.762 vezes em dias de sessões destinadas à votação de projetos de lei, medidas provisórias, propostas de emenda à Constituição e outras matérias legislativas. Entre os parlamentares paraibanos, Manoel Júnior (PMDB) é o que mais faltou às sessões, enquanto o mais assíduo é o deputado Luiz Couto (PT).
De fevereiro a meados de julho, ocorreram 55 dias de sessões deliberativas ordinárias e extraordinárias. Nesse período, 198 deputados faltaram sem justificativa 460 vezes. E, em relação às ausências com justificativas – por missão autorizada, motivos de saúde, obrigações partidárias e outras explicações regimentais –, ao todo, 492 parlamentares se ausentaram 3.302 vezes.
De acordo com o levantamento, o deputado federal Manoel Júnior faltou a 20% das sessões. Nilda Gondin (PMDB) e Damião Feliciano (PDT) ocupam o segundo e terceiro lugar entre os faltosos, com 18,2% e 16,4% respectivamente de ausência nas sessões.
Entre os paraibanos mais assíduos, aparecem os deputados Luiz Couto (PT) 96,4% de presença, Aguinaldo Ribeiro (PP) 92,7% e Efraim Filho (DEM) 90,9%.
Clique para conferir a lista completa dos parlamentares