O coordenador da Bancada da Paraíba, deputado Manoel Junior (PMDB-PB) e o vice-prefeito de João Pessoa e coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência, Nonato Bandeira (PPS-PB) foram juntos ao Palácio do Planalto, em Brasília, na tentativa de sensibilizar o Governo Federal a liberar parte dos recursos necessários para a implantação do Centro de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência de João Pessoa, que hoje, funciona precariamente em casa alugada, sem equipamentos próprios e o prédio com mínima estrutura de acessibilidade e segurança.
Durante visita ao Palácio do Planalto, o deputado e o vice-prefeito foram recebidos pelo secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Claudinei Nascimento e saíram da reunião, com boas expectativas de que os recursos, na ordem de R$ 21 milhões serão liberados.
“Somos a terceira Capital do País, com o maior número de pessoas com deficiência e temos somente em João Pessoa, mais de 90 mil portadores de necessidades especiais e não podemos poupar esforços, para atenuar as dificuldades encontradas por essas pessoas”, declarou Manoel Junior. “A Bancada da Paraíba está atenta e permanece unida em defesa de uma causa tão nobre como esta”, disse peemedebista.
Segundo Manoel Junior, o Centro ofertará atividades esportivas, culturais e de informática, além de orientar os portadores de necessidades especiais e suas famílias sobre os seus direitos.
Lá, serão atendidos portadores de necessidades especiais de João Pessoa e de toda a Região Metropolitana.”Pretendemos ampliar de maneira significativa o atendimento a pessoa com deficiência, não somente na Capital, mas na Paraíba como um todo”, declarou Manoel Junior.
Nonato disse que o Programa criado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) e coordenado por ele já fez um diagnóstico dos serviços e equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para atender aos deficientes, além de promover um levantamento de todas as entidades, órgãos e instituições que trabalham diretamente na área.
“O que ofertamos hoje está muito aquém das necessidades. Precisamos ampliar [e muito] o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais e suas famílias”, declarou Nonato. “Estamos focados nisso e não temos dúvidas, que vamos mudar esta realidade”, declarou.
Segundo o vice-prefeito, somente em João Pessoa, são aproximadamente mil e duzentas crianças e adolescentes com deficiência fora da sala de aula. “A Prefeitura de João Pessoa já está trabalhando para mudar este quadro. Teremos mais recursos para instalações adequadas nas escolas municipais e faremos parcerias com instituições como a Apae, Pestalozzi e o Instituto dos Cegos para revertermos esta situação”.
Para Nonato, o deputado Manoel Junior tem tido um papel importante para que a ampliação do Centro de Inclusão de Pessoa com Deficiência saia do papel. “Ele abraçou a nossa causa e não tem poupado esforços em nos ajudar”, declarou. “O apoio da Bancada tem sido muito importante para a concretização deste sonho”.