MAJOR FÁBIO: É PRECISO CONTROLE DAS DIVISAS PARA DIMINUIR A VIOLENCIA

major

“A polícia está enxugando gelo”, desabafou o deputado federal Major Fábio (Pros) na tarde desta segunda-feira (2), referindo-se ao elevado índice de violência no Nordeste brasileiro. Segundo dados divulgados na semana passada no Mapa da Violência 2014, que compila dados de 2012, em uma década, os homicídios na região cresceram 10 mil. Em 2012, foram assassinadas na região 20.960 pessoas, quase o dobro de 2002, quando foram 10.947 mortes.

Para o parlamentar, a causa da violência é a falta de fiscalização para coibir a entrada de drogas nos estados. “Cerca de 90% da violência são reflexos do tráfico de drogas. Isso não é problema da polícia, mas a falta de políticas públicas. Vemos a polícia trabalhando todos os dias, mas as drogas continuam entrando diariamente pelas divisas dos estados”, ressaltou.

Conforme a Organização Não-Governamental (ONG) mexicana Seguridade, Justiça e Paz, apenas o estado da Paraíba possui duas cidades num ranking das cidades mais violentas do mundo.  João Pessoa aparece na lista ocupando a 9º posição e Campina Grande a 25º posição, dentre as cidades mais violentas do mundo.

Já em nível nacional, João Pessoa ficou em 3º e Campina Grande em 7º lugar. Sobre os dados, o Major Fábio explica que não é apenas a droga, mas também o número de armas que são comercializados na Paraíba ilegalmente.  “A polícia está enxugando gelo, se aprende armas, mas elas continuam entrando no estado pelas fronteiras, é complicado manter a segurança, enquanto a torneira estiver aberta”, lamentou.