Setenta e dois municípios paraibanos já encaminharam pedido para a instalação de Diretórios do Partido Ecológico Nacional (PEN). A informação foi repassada durante entrevista do presidente nacional da legenda, o ex-deputado Adilson Barroso, que ocorreu nesta sexta-feira (9) no Quality Hotel, em João Pessoa. Na coletiva também foi anunciado o ingresso do deputado estadual, Wilson Braga, na legenda, fazendo com que a bancada do PEN passe a contar com 10 integrantes.
Adilson Barroso desembarcou em João Pessoa no início da tarde e foi recepcionado no Aeroporto Internacional Castro Pinto pelos deputados Ricardo Marcelo (presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba e presidente estadual do PEN), Branco Mendes, Janduhy Carneiro, Mikika Leitão, José Aldemir, Aníbal Marcolino, Toinho do Sopão (presidente do PEN na Capital), Edmilson Soares e João Gonçalves.
Logo depois, os deputados seguiram para o Quality Hotel e se reuniram com o dirigente partidário para discutir assuntos referentes à expansão do PEN na Paraíba e estratégias para alcançar ainda este ano o maior número possível de municípios. Em seguida foi realizada a entrevista coletiva.
A entrevista também serviu para anunciar quem será o líder da bancada do PEN na Assembleia Legislativa. O deputado José Aldemir terá a missão de comandar o maior bloco na Casa de Epitácio Pessoa, formado por dez deputados. Sobre o posicionamento que a bancada adotará, o presidente estadual, informou que esse tema ainda será melhor discutido, mas adiantou que a legenda tem a missão de defender os interesses do povo da Paraíba, tendo como principal foco o desenvolvimento com sustentabilidade.
Expansão – O presidente nacional informou que o PEN está entre os 15 maiores partidos entre os 30 existentes no Brasil e revelou que a meta é expandir cada vez mais. “Nós queremos eleger três senadores e de 15 a 20 deputados federais nas próximas eleições”, revelou, acrescentando que o partido pode ter candidato a presidente do País.
Na Paraíba, o deputado Ricardo Marcelo afirmou que a meta é ampliar o número de filiados e interiorizar o partido. Ele disse que o PEN chegará forte na disputa em 2014 e que pode ter candidato a governador, vice ou senador. “Isso vai depender de como trabalharemos a partir de agora, mas temos bons nomes”, destacou
Prefeitos e vereadores – Adilson Barroso revelou que o PEN está brigando para poder abrigar prefeitos e vereadores que foram eleitos no último pleito sem que eles percam os seus mandatos.
“Estamos lutando para trazermos prefeitos e vereadores. Vamos nos transformar em um ‘megapartido’ para defender a bandeira da sustentabilidade”, disse, o dirigente nacional afirmando que existem duas maneiras para que os novos eleitos possam ingressar no PEN.
A legenda não pôde disputar as eleições municipais deste ano justamente por sua data de fundação, que foi junho deste ano. Os partidos precisam do registro no TSE até um ano antes para participar do pleito. Segundo Barroso, o partido possui o direito de registrar os candidatos eleitos, mesmo que em outras legendas.
Bandeiras – As ideias gerais defendidas pelo partido são: redução de emissão de gases do efeito-estufa nas grandes cidades; incentivo ao reaproveitamento e reciclagem de materiais; criação de varas ambientais especializadas e definição de regras para a aplicação do Código Florestal em áreas urbanas.