Luiz Couto diz que votará contra implantação do simulador nas autoescolas

foto

O deputado Luiz Couto (PT-PB) pronunciou-se contrário à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige a implantação do simulador de aulas práticas para candidatos à categoria B.

“Esse projeto se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) pronto para ser votado a qualquer momento. Votaremos contra. Temos que enterrá-lo antes que seja transformado em lei”.

Couto questionou a finalidade pedagógica do simulador, uma vez que, segundo ele, a resolução não detalha quaisquer avaliações de desempenho do aluno — apenas geração de um relatório estatístico que será enviado ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) —, e também o custo de manutenção médio mensal do equipamento e de eventuais reposições de peças.

O parlamentar lembrou que afora o investimento em infraestrutura física para a instalação e funcionamento, estima-se que o valor da autoescola chegue a 2 mil reais para o aluno. “Além disso, até o momento, apenas quatro fabricantes foram homologados para fornecer o equipamento, sem que haja estrutura mínima para dar suporte aos mais de 12 mil centros de formação espalhados pelo Brasil”.

Após defender o fim da simulação, Luiz Couto enfatizou que o equipamento não vai trazer qualidade para quem vai dirigir, e disse que é preciso investir, cada vez mais, em horas para que as pessoas possam aprender. “Vamos trabalhar para a educação no trânsito, porque dirigir bem é fundamental para manter a vida”.