Luciano e Luciano no Guia Eleitoral

Nonato Guedes

O eleitor menos informado pode julgar, à primeira vista, acompanhando o Guia Eleitoral de postulantes à prefeitura de João Pessoa, que Luciano e Luciano formam uma chapa à sucessão municipal. A realidade, contudo, é diferente. O atual prefeito Luciano Agra (ainda sem partido) tem ganho visibilidade no horário do candidato Luciano Cartaxo, que concorre pelo Partido dos Trabalhadores tendo como vice o jornalista Nonato Bandeira, filiado ao PPS. Num dos quadros que vai ao ar, em emissoras de rádio, há referências ao que Luciano (Agra) tem realizado na capital, seguidas da insinuação de que Luciano (Cartaxo) fará mais ainda, ampliando, por exemplo, o arrojado programa de construção de casas populares, além dos investimentos em setores essenciais como a Educação e na infraestrutura urbana.

O deputado Luciano Cartaxo, que antes criticava pontos da gestão municipal, rasgou essa página e assumiu, de forma ostensiva, a defesa dos projetos tocados por Agra que estão se tornando realidade. O resultado é que o gestor atual, que se queixou de discriminação sofrida no PSB quando tentou concorrer à reeleição, aparece com destaque não só no horário eleitoral mas em propaganda de rua e participa de eventos públicos em que dá ênfase a realizações encetadas desde que foi investido, quando Ricardo Coutinho renunciou à prefeitura para se candidatar ao governo do Estado em 2010. Agra também tem incentivado a debandada de filiados do PSB para outras legendas. Cerca de 78 militantes e dirigentes remanescentes do Partido Socialista estiveram, ontem, no comitê da coligação de Cartaxo, ciceroneados por Agra, para entregar um manifesto de apoio à candidatura petista. Esses dissidentes recusaram-se a apoiar a candidata Estelizabel Bezerra, que conta com o governador Ricardo Coutinho como seu principal cabo eleitoral.

Por enquanto, é difícil mensurar o potencial de transferência de votos de Luciano Agra para Luciano Cartaxo, mas os liderados do atual prefeito garantem que sua expressividade ficará patente na abertura das urnas. Em pesquisas recentes, que ainda não haviam captado os efeitos do Guia Eleitoral, Cartaxo figurou em terceiro lugar, a uma distância relativa do ex-governador José Maranhão, candidato do PMDB, e do senador Cícero Lucena, candidato do PSDB, mas seguramente bem à frente da candidata Estelizabel Bezerra, que foi secretária de Planejamento do município e se apresenta como autora de iniciativas que produziram resultados para o crescimento da capital paraibana. Cartaxo luta ferrenhamente para estar no segundo turno e anuncia como trunfo definitivo a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para seu palanque. Os analistas políticos ainda se mantêm cautelosos quanto à participação de Cartaxo no segundo turno, diante da polarização insistente entre Maranhão e Cícero, mas não descartam a hipótese de uma reviravolta. A expectativa é de que o tom no Guia Eleitoral venha a recrudescer a partir de setembro, com ataques de Cartaxo a Maranhão, Cícero e ao governador Ricardo Coutinho.