O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luciano Cartaxo, venceu ontem o segundo turno das eleições do maior colégio eleitoral da Paraíba, João Pessoa, com 68,13% dos votos válidos (246.581) contra Cícero Lucena (PSDB), que obteve 31,87% (115.369 votos). Confirmando as pesquisas de intenção de voto, o petista permaneceu à frente do tucano durante toda a campanha eleitoral, ratificando o favoritismo nas urnas no primeiro e segundo turnos. No primeiro turno, ele obteve 142.158 (38,32%) dos votos válidos, contra 75.170 (20,27%) de Cícero.
No segundo turno, o índice de abstenção foi de 17,24%, um total de 82.809 eleitores faltosos, além de 11.758 votos brancos (2,96%) e 23.720 nulos (5,97%). Conforme levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, no primeiro turno, Cartaxo foi o mais votado na totalização dos bairros de Mangabeira I, II, IV, VI, VII e VIII, com 16.090 votos. O bairro que lhe deu mais votos foi o Cristo Redendor (8.885).
Luciano foi o mais votado em quase todos os bairros da capital, ficando atrás de Cícero apenas no Róger, onde o tucano obteve 1.596 votos e o petista, 1.154; e no Padre Zé, Cícero teve 1.400 votos, contra 1.381 de Cartaxo. Os dados do segundo turno por bairro só serão disponibilizados pelo TRE hoje.
A caminhada rumo à vitória de Luciano Cartaxo e do vice Nonato Bandeira (PPS) começou no dia 29 de junho, em uma convenção que aconteceu no Sindicato dos Bancários. A coligação ‘Unidos por João Pessoa’ é formada pelos partidos PSC, PRB, PP, PT e PPS. O evento reuniu lideranças como o presidente nacional do PT, Rui Falcão; o presidente do partido de João Pessoa, Antônio Barbosa; e o prefeito da capital, Luciano Agra. Na ocasião, Cartaxo ressaltou a importância da aliança PT/PPS, que segundo ele, irá projetar João Pessoa para o futuro.
APOIOS
O grande reforço da campanha de Luciano Cartaxo foi a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no guia eleitoral. A vinda de Lula a João Pessoa também consagrou a campanha vitoriosa do candidato petista. O comício aconteceu no bairro de Mangabeira, faltando cinco dias para a eleição. Na ocasião, Lula deu dicas para Cartaxo executar como prefeito. “Quando você for montar o seu governo, você nunca coloque alguém que você não pode tirar.
Monte a equipe e coloque gente competente, gente que sabe fazer. Mas coloque gente também que goste do povo, porque tem muita gente empinadinha que não gosta do povo. Tem muita gente que só gosta do povo em época de eleição”, disse a Cartaxo.
No guia, Dilma lembrou que “o Brasil hoje é um país que cresce por inteiro, de forma equilibrada, em todas as regiões. Que se desenvolve de forma mais justa, porque temos uma boa política econômica e amplos programas sociais”. Para ela, essa é a razão pela qual João Pessoa tem de escolher um prefeito que conheça os problemas da cidade. “E Luciano Cartaxo é o candidato que quer governar junto a nós”, explicou.
Reunidos em torno do mesmo projeto, Lula também reforçou o apoio a Cartaxo e mandou um recado: “Você vai depositar quatro anos preciosos de sua vida nas mãos de alguém que pode governar para você ou contra você”, alertou Lula ao eleitor.
Passeatas e comícios
Luciano e Nonato receberam apoio massivo da população nos diversos bairros por onde passaram
Corpo a corpo na rua
Nas caminhadas, candidatos investiram no contato com eleitores para conhecer mais as demandas
Do Blog com JP OnLine