Cartaxo deve contar com maioria na Câmara de JP

No que depender da Câmara Municipal, o prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), não deve enfrentar grandes problemas para administrar a cidade. Se os vereadores eleitos continuarem com os mesmos posicionamentos adotados durante as eleições, a bancada de Cartaxo será formada por pelo menos 20 parlamentares. A partir de 2013 o legislativo pessoense passará a contar com 27 nomes.

Além do PT, a coligação formal que apoiou Cartaxo conta com PRB, PP e PPS. Esse leque de partidos conseguiu a eleição de nove vereadores: Bruno Farias (PPS), Durval Ferreira (PP), Felipe Leitão (PP), Djanilson Faca Cega (PPS), Benilton Lucena (PT), Marco Antônio (PPS), Chico do Sindicato (PP), Helton Renê (PP) e Fuba (PT). Apesar do seu partido não ter apoiado à candidatura do prefeito eleito, desde o início da campanha Raoni Mendes (PDT), eleito como mais votado, esteve com Luciano.

Durante a campanha do segundo turno, Luciano Cartaxo conseguiu adesões de vários partidos e com isso ganhou o apoio dos parlamentares eleitos pelas siglas. Ingressaram na campanha petista Pedro Alberto Coutinho (PTB), Raíssa Lacerda (PSD), João dos Santos (PR), João Almeida (PMDB), Santino (PT do B), Sérgio da SAC (PSL), Marmuthe Cavalcanti (PT do B) e Fernando Milanez (PMDB). O dissidente do PSB Bira Pereira também passou a apoiar Cartaxo oficialmente e até mesmo o vereador Bosquinho (DEM) passou a integrar a base do petista.
Com a manutenção do atual cenário, a bancada de oposição, a princípio, vai contar com apenas cinco vereadores. Eliza Virgínia (PSDB), Marcos Vinícius (PSDB) e Luis Flávio (PSDB), eleitos na coligação de Cícero Lucena (PSDB), são nomes garantidos no bloco. Os outros dois são Renato Martins (PSB) e Zezinho do Botafogo (PSB), vereadores ligados diretamente ao grupo do governador Ricardo Coutinho (PSB).

As dúvidas de comportamento pairam sobre dois vereadores eleitos: Lucas de Brito Pereira (DEM) e Professor Gabriel (DEM). Os dois integraram a coligação da candidata Estela Bezerra (PSB) e no segundo turno tiveram posicionamentos diferentes, o democrata ficou neutro e Gabriel preferiu apoiar Cícero Lucena, derrotado nas eleições da capital.

Relação aberta 
Em entrevista ao JPB 2ª Edição, na segunda-feira (29), o prefeito eleito Luciano Cartaxo (PT) falou sobre como pretende se relacionar com a Câmara Municipal. “Eu fui vereador conheço a realidade da Câmara, pretendo estabelecer uma relação franca, aberta, respeitosa e harmoniosa com Câmara, que tem um papel fundamental no fortalecimento da nossa democracia”, disse.

Do Blog G1 Paraíba