Ao comentar as últimas movimentações políticas em relação as eleições de 2012, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) garantiu que seu partido terá candidatura própria no próximo ano: “O melhor caminho para o PT é lançar uma candidatura própria à prefeitura de João Pessoa, pois temos a perspectiva de governar a cidade, com o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) e, no momento oportuno, discutiremos o assunto”.
O parlamentar comentou o resultado das últimas consultas, enquetes e outras pesquisas que demonstraram que a sociedade pessoense, em sua maioria, anseia por mudanças, já que os candidatos de oposição somam maioria em relação ao candidato do governo.
Luciano Cartaxo agradeceu a confiança dos pessoenses e creditou o resultado da pesquisa ao trabalho desenvolvido na Assembléia Legislativa, onde faz parte da bancada de oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB): “Nós estamos centrados em fazer um grande trabalho como deputado e esses números demonstram o retrato do momento”, afirmou.
O presidente do diretório estadual do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, em reunião com o presidente do diretório nacional do partido, Rui Falcão, no último dia 7, em Brasília, afirmou que João Pessoa tem condições de apresentar candidaturas próprias pela legenda: “João Pessoa é uma cidade que tem uma simpatia pelo PT, e Lula e Dilma venceram bem as eleições gerais na capital, e nossos parlamentares estaduais e federais estão entre os mais votados, além disso, o PT tem uma experiência em governar o Brasil e várias capitais que nos dá oportunidade de apresentar propostas e idéias concretas para a capital paraibana”.
Outra prova de que a candidatura própria do PT em João Pessoa é uma ação possível, lembra Rodrigo, foi a pesquisa do Datavox sobre os candidatos favoritos às eleições para prefeito de 2012 realizada nos dias 27 e 28 de junho, que apontou o deputado estadual pelo PT, Luciano Cartaxo, que nunca disputou o cargo, com quase 10% da aprovação popular em um dos cenários do estudo. O próprio deputado, referindo-se aos apoios do partido a candidatos de outras legendas, afirma que o PT não pode mais ser coadjuvante e que deve lançar uma candidatura própria, ideia que já ganhou força no partido: “Os militantes do partido estão com saudades de lutar por nossa bandeira, de fazer campanha para o 13. Não queremos mais defender nem o 40 nem o 15”, afirmou. Além disso, Luciano Cartaxo afirma que existe a possibilidade do lançamento de sua candidatura a prefeito em 2012: “Se defendo uma posição própria do partido não posso retirar meu nome. Ele está a disposição. Só devemos esperar os diálogos internos que decidirão o representante”, contou.
Apesar disso, algumas lideranças do Partido dos Trabalhadores, como o presidente do partido em João Pessoa, Antônio Barbosa, acreditam no sucesso do PT por meio de coligações com outros partidos, como o PSB. No entanto, Barbosa afirma que apoiará o que a maioria dos filiados decidirem, seja pela candidatura própria ou não: “Temos mais de nove mil filiados na capital e seguiremos a opinião da maioria. O assunto deverá ser abordado com maior interesse a partir do próximo mês”.
Do Blog com Jornal da Paraíba