Luciano Cartaxo cobra eficiência de secretários

foto

O prefeito Luciano Cartaxo (PT), reuniu na manhã de ontem, a portas fechadas, todo o secretariado para cobrar mais eficiência no segundo semestre e apresentar o plano de modernização da prefeitura de João Pessoa, que será implantado pela empresa de consultoria Falconi Consultores. A meta é reduzir os gastos, fazer o ajuste fiscal, aumentando a arrecadação sem repassar para os tributos, e garantir mais investimentos para a cidade. O encontro ocorreu, de forma discreta, em um auditório da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes.

Cartaxo não descartou possíveis mudanças no secretariado municipal. As condições de trabalho, segundo ele, estão sendo dadas, por isso é preciso cobrar resultados. “Temos uma equipe motivada, mas é sempre natural o processo de mudança. Nós não estamos descartando, mas não tem nada previsto de reforma ou minirreforma. O que existe é que a gente está cobrando resultados e ofertando condições de trabalho, trazendo os melhores investimentos para a cidade e queremos que todos os secretários trabalhem cada vez mais. Estamos focados em dar oportunidade de que os secretários rendam mais. Havendo necessidade de mudança nós não vamos deixar de fazê-las”, alertou.

Após seis meses à frente da administração municipal, Luciano Cartaxo destacou que o saldo da gestão é positivo e, em um ‘lapso’, confirmou que havia lista de espera para cirurgias na área da saúde na prefeitura de João Pessoa, questão rechaçada pelo ex-prefeito Luciano Agra. “Muito satisfeito com esses seis meses de gestão.

Temos dado respostas importantes à população. O diálogo tem sido um instrumento muito utilizado com a cidade e com os servidores públicos. Garantimos o reajuste dos servidores públicos acima da inflação, a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. A outra questão importante foi a de investir em serviços essenciais. Na saúde, realizamos os mutirões de cirurgias, que estavam acumuladas há um tempo”, afirmou. Cartaxo destacou que a prefeitura de João Pessoa está construindo onze novos Centros de Referência da Educação Infantil (Creis) e prevê entregar, até o final do ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina.

Há uma semana na capital, a equipe da Falconi Consultores estaria visitando as secretarias e fazendo diagnósticos da estrutura da prefeitura de João Pessoa (PMJP). Após a capacitação com os secretários e adjuntos, a Falconi Consultores deve centrar foco em diretores e demais servidores da estrutura municipal. Na prática, o prefeito Luciano Cartaxo, destacou que o modelo de gestão a ser implantado objetiva modernizar a administração pública e eliminar desperdícios de recursos. “Esse será um modelo de gestão em que nós queremos otimizar o resultado, fazer mais com menos recursos, ter as condições de fazer os investimentos necessários na cidade e melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população. A ideia é que a gente possa ampliar a arrecadação sem aumentar o imposto e melhorar a qualidade dos serviços mesmo que tenha que reduzir em alguma área algum desperdício. Para isso é necessária a participação dos servidores e dos secretários”, frisou.

SALÁRIO DE ENGENHEIROS

Petistas por convicção, o prefeito Luciano Cartaxo e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Gilcélia Figueiredo, devem sentar em lados opostos na mesa de negociação salarial dos engenheiros e arquitetos da prefeitura de João Pessoa.

Cartaxo garantiu o diálogo com a categoria, mas enfatizou que é preciso compreender as limitações da administração pública. “Nós estamos em um processo natural de diálogo com os servidores.

Tivemos uma conversa inicial com os engenheiros e arquitetos só que a gente vai construindo as coisas no passo a passo. Nós não temos aqui uma varinha de condão para num passe de mágica resolver todos os problemas da prefeitura e dos servidores. Temos respeito pelos engenheiros e arquitetos e queremos o diálogo permanente com essa categoria importante”, disse. A presidente do Crea havia convocado essa semana a categoria integrada à prefeitura de João Pessoa para cobrar a implantação da legislação que garante o piso de oito salários mínimos e meio.

GRANDES OBRAS

O segundo semestre será marcado pelo início de grandes obras que devem marcar o primeiro ano de gestão, segundo o prefeito Luciano Cartaxo. Em 60 dias, a prefeitura de João Pessoa inicia as obras de elevação do asfalto da Avenida Beira Rio, nas imediações da rotatória que dá acesso aos bairros do Altiplano, Bancários, Cabo Branco e Tambaú.

Outra obra prevista para o segundo semestre é a revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena, com intervenções em piso, jardinagem, trânsito e iluminação.

Do Blog com JP OnLine