Luciano Agra: haverá o Fico?

Sérgio Botêlho

Os mais recentes números das pesquisas de opinião pública – a quase totalidade delas mais privadas do que públicas – embora, do conhecimento de todas as alas que compõem a política paraibana, dão conta de um elevado prestígio desfrutado pela administração do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. A despeito de certa rejeição da parte de alguns segmentos do seu próprio partido, o PSB, Agra está bem na fita produzida pela população do município que administra. E pode, apesar dessa resistência, até certo ponto, inexplicável desses socialistas, terminar se impondo pelas circunstâncias, novamente como o candidato natural da legenda à sua própria sucessão.
Conforme decisão tomada no início do ano, Luciano Agra, alegando incompatibilidade de gênios, digamos assim, com a política, tornou público o seu afastamento da disputa eleitoral deste ano. Membro destacado do grupo liderado pelo atual governador, Ricardo Couti nho, sua renúncia à candidatura deflagrou uma disputa interna entre a ex-secretária de Planejamento do município, Estelizabel Bezerra, e o atual secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nonato Bandeira. Essa disputa está em pleno desenvolvimento, Estelizabel pelo PSB e Nonato pelo PPS, com o segundo, pelo que transparece dos pensamentos, palavras e atos de Luciano Agra, detentor da preferência do prefeito pessoense, em virtude, principalmente, do seu perfil agregador.
Desde que Luciano anunciou seu afastamento da disputa que, minutos depois, começou uma campanha ora surda ora barulhenta pedindo o seu retorno à disputa. Acontece que o projeto do Fico somente vem crescendo, e, é bom que se diga, vem de fora (quer dizer, da massa) para dentro do partido de Luciano e Ricardo. Para esses setores, Luciano representa uma administração percebida como positiva e necessitada de ter continuidade. Tudo o que, aliás, as pesquisas de opinião sobre a gestão pes soense vêm revelando.
O que pode estar havendo em João Pessoa é o mesmo fenÃ?meno que ocorre no país como um todo. No que pese a queda de braço que vem enfrentando com o Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff vem saboreando excelente prestígio junto à opinião pública. E, quem sabe, exatamente por conta da mesma pinimba. Luciano foi a público exaltar sua condição de técnico, e pouco afeito à política. Dilma tem sido agraciada com tal perfil tanto pelos políticos quanto pela mídia. Pois bem. Embora não tenha qualquer base científica em pesquisas de qualidade para afirmar o que vou dizer, mesmo assim eu digo: o povo parece adotando novos parâmetros na avaliação dos que desejam o voto popular. O resultado da obra é o que vale.
Não seria demais prever que a campanha pela permanência de Luciano Agra na condição de candidato a prefeito continue crescendo, e se imponha. A disputa entre Estelizabel e Nonato, longe de prejudicar o grupo, e stá mesmo a favorecê-lo, em função da permanência deles na mídia. Aliás, foi o único movimento partidário de repercussão pública a se confrontar com o magnífico movimento também partidário patrocinado pelo PT na mais recente consulta às bases, antecedida por verdadeira campanha de alcance eleitoral indiscutível, em meio à população de João Pessoa. E, ao fim de tudo isto, Luciano pode mesmo acabar mesmo sendo o nome do grupo para a disputa majoritária deste ano. Isto é: a depender dele e do seu partido.