Segundo a tradição católica, a ‘Semana Santa’ teve início em (29 de março) ‘Domingo de Ramos’ e terminou neste dia (04 de abril) ‘Sábado de Aleluia’.
Ao contrário do que prega a tradição católica, onde o período é marcado por sacrifícios e abstinências, onde as pessoas católicas evitam o consumo de carne vermelha, dentre outras coisas, nem mesmo a denominada “Semana Santa”, foi capaz de reduzir a criminalidade no estado da Paraíba.
Apesar da deflagração da ‘Operação Impacto’, pela Polícia Militar da Paraíba, esta foi a semana mais violenta do ano de 2015 até agora. Dentre as vítimas, um homem idoso de 62 anos e duas mulheres, uma delas grávida.
Pelo menos trinta e nove pessoas foram assassinadas em todo o estado, entre os dias 29/03/2015 e 04/04/2015, período correspondente a ‘Semana Santa’ da tradição católica. Os casos ocorreram em todas as mesorregiões do estado, entretanto, a 27 homicídios foram na Zona da Mata paraibana, o equivalente a 69% do total.
Os denominados CVLI’s – Crimes Violentos Letais Intencionais, ocorreram nas seguintes mesorregiões do estado da Paraíba.
27 Na Zona da Mata – 69%
06 No Agreste – 15%
05 No Sertão – 13%
01 Na Borborema – 3%
Vale ressaltar que, o levantamento não é oficial e é realizado por um grupo de Jornalistas, administradores de blogs, sites e portais de notícias, além de profissionais de saúde, segurança e outras áreas, de todas as mesorregiões do estado, organizados em uma rede social, sob o nome de Rede de Notícias Paraíba.
Paraíba Geral