"O TOC me desconcentra, bagunça minhas relações"

LABIRINTOS DA MENTE: Quando a compulsão e obsessão travar a sua vida você pode ter TOC

Na segunda entrevista da série Labirintos da mente, conversamos com o psicólogo especialista em Transtorno Obsessivo Compulsivo Renato Vidal.

Na conversa ele traçou um panorama de como o transtorno acontece, quais os sinais de alerta para crianças e adultos. Causas, sintomas e tratamentos.

COMO SABER SE UMA MANIA PODE SER TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)?

Pensamentos que não saem da mente acompanhados de rituais complexos e rígidos comprometem a qualidade de vida de quem tem transtorno obsessivo compulsivo.

Jenifer checa a escova de dentes diversas vezes no banheiro para ter certeza de que não engoliu o objeto. Caio passou três horas em idas e voltas pela mesma ponte da Marginal Tietê, em São Paulo, sem conseguir chegar ao seu destino. Gleyce teve um ataque de choro ao ver uma panela suja na pia de sua casa. Esses são exemplos reais de pessoas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), uma condição psiquiátrica que atinge ao redor de 8 milhões de brasileiros.

“O TOC me desconcentra, bagunça minhas relações e faz com que eu fique viciada em tópicos específicos. Me sinto um disco quebrado, com um fantasma que não me deixa viver o presente.”sobre o impacto da doença em suas vidas.

Renato falou também que em casos mais graves o tratamento pode incluir até cirurgia cerebral.

Assista a entrevista na íntegra abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=QgReRQb3X9k&t=182s

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba