Polêmicas

Kassab reforça candidatura de Rômulo ao Senado

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, declarou à imprensa paraibana que sua vinda a João Pessoa tem por finalidade reunir-se com os filiados, discutir filiações de pré-candidatos à Assembléia Legislativa e Câmara Federal e reforçar a pretensão do vice-governador Rômulo Gouveia de disputar o Senado Federal. Kassab assegurou que Rômulo, na condição de dirigente estadual da legenda, tem toda a autonomia para formalizar alianças, podendo se manter, sem problemas, na órbita da composição com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Isso independe, segundo ele, de eventual candidatura do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, a presidente da República. A maioria dos diretórios do PSD, incluindo o da Paraíba, manifesta intenção de apoiar a presidente Dilma Rousseff que disputará a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores.

Gilberto Kassab tem enfatizado que a sua prioridade é com o fortalecimento e com a unidade do PSD no plano nacional, como estratégia para garantir sua competitividade nas eleições do próximo ano. Na Paraíba, a agremiação conta com 18 prefeitos, 12 vice-prefeitos e 198 vereadores. O interesse de algumas figuras de destaque em se filiar ao PSD é encarado por Kassab como sintoma de que o partido empolga setores da opinião pública e poderá ser uma alternativa plenamente consolidada no pleito vindouro. A cúpula nacional do PSD ainda não fechou posição em termos de apoio a candidaturas a presidente da República porque está esgotando o processo de consulta aos diretórios estaduais. Em tese, 14 diretórios já se manifestaram pelo apoio a Dilma, como os de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Amapá e Maranhão, Sergipe e Rondônia. “O meu entendimento é o que devemos respeitar o posicionamento dos diretórios, respeitando, consequentemente, a realidade nos Estados. Os diretórios são credenciados de forma legítima a se manifestar pelo conhecimento que têm da situação específica na correlação de forças em cada região”, acentuou o dirigente nacional.

Kassab enalteceu a competência e a seriedade de Rômulo Gouveia como traços fundamentais para seu prestigiamento no comando do partido na Paraíba, frisando, ainda, a contribuição que ele tem prestado ao desenvolvimento do Estado em diferentes cargos já exercidos. Para ele, o espírito público de Rômulo Gouveia se coaduna com os princípios pregados pelo PSD, que é favorável a mudanças pontuais em setores da vida nacional para que sejam oferecidas melhores condições de cidadania. “O PSD tem espaços para crescer no cenário nacional. Trata-se de uma legenda recentemente formada como opção para os que estavam descontentes com o convívio em outras agremiações”, explicou, avaliando como naturais as articulações para a criação de novas siglas que acomodem interesses e aspirações de lideranças políticas de projeção. Garantiu que o PSD investe na qualidade dos integrantes convocados para compô-lo mas ao mesmo tempo estimula adesões, dentro da filosofia de crescimento que cada partido persegue no horizonte político.

Em relação ao governador Ricardo Coutinho, Kassab disse ter tido informações de que ele tem se portado corretamente com o vice-governador Rômulo Gouveia, o que justifica a afinidade entre eles para projetos políticos futuros. A bandeira principal do PSD para a conjuntura nacional é a de afirmação do crescimento econômico com inclusão social e com distribuição de renda entre as diferentes parcelas que compõem a sociedade. “Lutamos por uma sociedade justa, pelo crescimento articulado dos Estados e municípios e por políticas públicas que contemplem segmentos diferenciados da opinião pública”, acrescentou o dirigente nacional.

Do Blog com Repórter PB